x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 494

Cartas De Correção

Ruben César

Ruben Cã©sar

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Administrativo
há 6 anos Quinta-Feira | 18 janeiro 2018 | 11:50

Bom Dia,

Estou com um trabalhão para fazer. A empresa onde trabalho está com um problema fiscal, onde tenho que emitir cartas de correção para Notas Fiscais emitidas do ano todo tanto de 2015 quanto o de 2016. Alterando-se o CST delas. O nosso contador solicitou que fosse feito e todas as cartas de correção fossem impressas.
Tenho perguntas:

1º - Pode-se emitir Cartas de Correção de NF's de 2015 e 2016 ?

2º - Há algum modo de imprimir todas as Cartas de Correção de um ano por exemplo, tudo de um só vez ?

3º Todas as Cartas estão vinculadas a NF's no site da Receita Federal, é necessário imprimi-las ?

Obrigado Pela Atenção

Ruben César
Natal/RN

DANILO CARDOSO

Danilo Cardoso

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 6 anos Quinta-Feira | 18 janeiro 2018 | 15:31

EMISSÃO DA CARTA DE CORREÇÃO ELETRÔNICA

Teremos hipótese de emissão de carta de correção após a entrega da mercadoria ou produto ao destinatário, em que vier a ser descoberto equívoco constante nos dados da referida nota fiscal digital, podendo o contribuinte emitente providenciar a utilização da Carta de Correção Eletrônica (CC-e).
Em relação à validade do referido documento fiscal retificador, a CC-e deverá ser previamente assinada pelo emitente, via certificado digital. Caso haja necessidade de ser emitida mais de uma CC-e para a mesma NF-e; deverá o contribuinte emitente consolidar na última, todas as informações anteriormente retificadas. §4º do art.425-V do RICMS-RN.
Nos termos do artigo art.425-V do RICMS-RN, após a concessão da autorização de uso da NF-e, durante o prazo estabelecido no ‘Manual de Integração – Contribuinte; o emitente poderá sanar erros em campos específicos da NF-e, por meio de Carta de Correção Eletrônica - CC-e, transmitida à Secretaria Fazendária.
A partir de 01/04/2010, a Carta de Correção Eletrônica - CC-e deverá atender ao leiaute estabelecido nesse ‘Manual de Integração – Contribuinte’ e ser assinada pelo emitente com assinatura digital via certificado digital, contendo o nº do CNPJ de qualquer dos estabelecimentos do contribuinte, a fim de garantir a autoria do documento digital. - §1º do art.425-V deste Regulamento.
A transmissão da CC-e será efetivada, via Internet, por meio de protocolo de segurança ou criptografia.

De acordo com a redação trazida pelo §3º do art.425-V deste Regulamento, tal cientificação será realizada mediante protocolo disponibilizado ao emitente, via Internet, contendo, conforme o caso: a “chave de acesso”, o número da nota digital, a data e a hora do recebimento da solicitação pela administração tributária da unidade federada do contribuinte e o número do protocolo, podendo ser autenticado mediante assinatura digital gerada com certificação digital da administração tributária ou outro mecanismo de confirmação de recebimento.

***Obrigatoriedade na Emissão da CC-e.
Com base na legislação vigente: art.425-V, §6º do RICMS-RN, que a partir de 1.º de julho de 2012, não poderá ser utilizada carta de correção em papel, devendo obrigatoriamente, ser emitida carta de correção em meio digital.

****SITUAÇÕES EM QUE É VEDADA A UTILIZAÇÃO DE CC-e
Conforme previsto em legislação fiscal vigente: artigo 415-A, do Decreto 13.640/1997 há situações em que não poderá ser utilizada a emissão de CC-e, dentre as quais, destacamos as seguintes:
a) Variáveis que determinam o valor do imposto tais como: base de cálculo, alíquota, diferença de preço, quantidade, valor da operação ou da prestação;
b) Correção de dados cadastrais que implique mudança do remetente ou do destinatário;
c) Data de emissão ou de saída.

Espero ter ajudado!
Att.
Danilo Cardoso

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.