x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 53

acessos 6.891

Davis Rodrigues

Davis Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Analista Financeiro
há 6 anos Quinta-Feira | 18 janeiro 2018 | 15:15

Boa tarde senhoras e senhores;



Estou com uma duvida, referente ao imposto de renda de um cliente exemplo:


O mesmo tem um filho que está na escola com 3 anos de idade, no qual eu pago o valor mensalmente de 300,00. Já a esposa paga o convenio medico dele. Para fins de imposto de renda como posso abater essas despesas sendo que só posso declarar a criança em apenas de um declarante?
Sendo que o cliente faz o dele e a esposa faz o dela separado.
Peço minhas sinceras desculpas, pois de imposto de renda eu sou leigo.


Grato


CRISTIANE MARIA GUGELMIN

Cristiane Maria Gugelmin

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 18 janeiro 2018 | 17:28

Boa tarde Davis Rodrigues,

Me corrijam os colegas se eu estiver errada, mas como o filho só pode ser declarado na declaração de um dos pais, todas as despesas pagas em benefício da criança devem ser informadas na declaração onde ele for informado como dependente.
Se os pais são separados um irá ter o filho como dependente, o outro informará a pensão alimentícia.

Cristiane Maria Gugelmin
Contador

A melhor forma de agradecer pelo auxílio recebido é ajudar alguém com o que você sabe.
Pratique isso, todos temos conhecimentos a compartilhar.
Davis Rodrigues

Davis Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Analista Financeiro
há 6 anos Sábado | 20 janeiro 2018 | 20:31

Boa noite Cristiane!


Primeiramente obrigado pelo esclarecimento.
Completando o raciocínio, os dois não estão separados. Logo então, pode declarar as duas despesas na declaração dele, mesmo que a esposa que paga o convenio medico em nome dela?


Muito obrigado

DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 27 fevereiro 2018 | 20:08

Davis Rodrigues,