x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 5

acessos 9.277

Empresario, pode ser sócio em duas ou mais empresas Ltda. e

sandra

Sandra

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Administrativo
há 6 anos Quinta-Feira | 18 janeiro 2018 | 22:50

Boa noite

Esta é minha primeira mensagem no forum

Minha duvida é a seguinte:

Tenho um cliente aqui que é empresario individual, enquadrado no regime unificado Simples Nacional, este ano resolveu ser sócio em outra empresa com outro seguimento e tambem enquadrei no Simples Nacional.
Agora ele veio solicitar abrir uma outra empresa tambem Ltda. as duas Ltda ele participa com 50% do capital social.

Minha duvida é a seguinte ele por ser empresário individual pode ser socio nessas duas empresas e podem todas serem enquadradas no Simples Nacional? O faturamento delas não irá ultrapassar o limite de ME/EPP de R$ 3.600.000,00

sandra

Sandra

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Administrativo
há 6 anos Sexta-Feira | 19 janeiro 2018 | 08:46

Muito Obrigada Decio e Fernando pelas respostas,

E que não lei fala assim:

Poderá optar pelo Simples Nacional, a empresa, de cujo capital participe pessoa física que seja inscrita como empresário, ou seja, sócia de outra empresa optante pelo Simples Nacional, desde que a receita bruta global não ultrapasse um dos limites máximos.

"outra empresa e não outras empresas, então o percentual do capital que ele terá nas duas Ltda. que será de 50% em cada uma não tem problema?

E me veio outra duvida aqui ele pode ser administrador em uma delas? Sendo empresario Individual

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.