x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 798

Retenção, Salário Maternidade e Compensação - Hierarquia de

Alex Almeida

Alex Almeida

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Sexta-Feira | 19 janeiro 2018 | 10:57

Bom dia!

Eu gostaria de tirar uma dúvida.

Tenho uma empresa prestadora de serviços que no mês de Julho de 2016 teve uma contribuição previdenciária no valor de R$23.435,28 e uma retenção no valor de R$28.170,78. Só que tem um Salário Maternidade no valor de R$2.053,95.
A minha pergunta é:
Existe algum tipo de hierarquia nas deduções? Esse valor de salário na maternidade, ao ser jogado no campo certinho, não está sendo deduzido. E vi em um site, que pela retenção ter sido maior que a contribuição previdenciária o valor de salário maternidade deverá ser restituído ou compensado no mês subsequente.

Alguém já passou por algo parecido? Preciso resolver essa situação urgentemente.

Desde já,
Obrigado!

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Sexta-Feira | 19 janeiro 2018 | 11:38

Alex Almeida

Está correto..... A retenção tem prioridade digamos assim...

Você é quem deve fazer o acompanhamento através de uma tabela e lançar nos próximos meses as compensações que sobraram.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Sexta-Feira | 19 janeiro 2018 | 12:02

Alex Almeida


Aí existe uma diferença de conceitos, você primeiro tem que entender a diferença de compensação X retenção....


A retenção em NFS trata de valores descontados na fonte, ou seja é uma ANTECIPAÇÃO de valores já pagos por isso possui campo próprio para informação. Após informada a retenção da nota fiscal automaticamente o sistema deduz esse valor já retido.

Ela é uma (antecipação de encargos na fonte), enquanto a compensação é a utilização de sobras de créditos ...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.