x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 2.123

Devolução de Mercadoria parcial, de compra antecipada

Maria Reginalda

Maria Reginalda

Iniciante DIVISÃO 3, Analista
há 6 anos Sexta-Feira | 19 janeiro 2018 | 11:58

Bom dia!
Pessoal vocês poderiam me ajudar com a seguinte questão:

Houve uma compra antecipada de mercadoria, com o COFP 5922, para ser entregue posteriormentec com nota fiscais de entrada até somar o valor total antecipado. Essas notas ficais tem a Natureza: Simples Remessa venda faturamento antecipado com CFOP: 5117
No momento da entrega houve uma desistência de parte da mercadoria.
por exemplo a nota fiscal emitida foi de 100.000,00 com cfop 5922e na hora do recebimento só pegamos o equivalente a 90.000,00, cfop 5117. e o nosso financeiro pediu uma nota fiscal de devolução de 10.000,00 para fornecedor para zerar o valor.
Então o fornecedor emitiu uma nota Fiscal de devolução no valor de 10.000,00 com o cfop 1949, colocando-nos como destinatário. Entendoo que ele resolveu o problema do estoque dele, Porém isso fiscalmente nos causou uma situação na qual o livro fiscal de entrada ficou com divergência. por exemplo
CFOP: 1922 FICOU COM TOTAL DE 100.000,00
CFOP:1117 FICOU COM UM TOTAL DE 90.000,00

No meu entendimento quem deveria ter feita a nota fiscal de Devolução, seria o comprador e não fornecedor.
isso procede?

Qual o procedimento eu devo adotar para sanar essa diferença? Perante ao fisco o que isso pode acarretar para empresa compradora?


agradeço

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.