x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 0

acessos 429

Sindicato patronal

Andréa

Andréa

Iniciante DIVISÃO 1, Account Manager
há 6 anos Sexta-Feira | 19 janeiro 2018 | 14:44

O que pensam disso?

A imprensa brasileira deu grande destaque para o fim da obrigatoriedade da contribuição sindical, mas se esqueceu de mencionar as consequências dessa medida do governo federal. Ao contrário da representação dos trabalhadores, que conta com condições de obter, segundo a legislação, recursos de outras maneiras, os sindicatos patronais possuem como única fonte a contribuição das empresas do setor.

Tal fato acaba por comprometer toda a força de representação sindical das empresas. Isso porque a estrutura é no formato piramidal. Com o enfraquecimento dos sindicatos, que são a base, os trabalhos desenvolvidos pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de São Paulo (FecomercioSP), bem como em âmbito nacional pela Confederação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), ficam comprometidos, pois também dependem desses recursos.

Nesse cenário, todas as empresas são prejudicadas, sobretudo as de micro e pequeno portes, que, sem a representação sindical, ficam dessa maneira numa posição frágil em negociações, seja em convenções coletivas de trabalho ou de possíveis mudanças da legislação, que, na maioria das vezes, não são favoráveis à categoria.

Diante disso e das disposições estabelecidas pela Lei nº 13.467/2017, o Sincomavi se coloca à disposição para qualquer esclarecimento e/ou procedimento a respeito.

Não se esqueça: O fortalecimento dos sindicatos patronais é questão primordial para um posicionamento firme diante dos desafios impostos pelo ambiente de negócios e de equilíbrio de relações no Brasil.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.