x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.012

IRPJ + CSLL com base no Balancete com redução e/ou suspensão

João Roberto de Souza

João Roberto de Souza

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 6 anos Sábado | 20 janeiro 2018 | 23:56

Amigos, estou fazendo um curso de gestão tributária e surgiu uma dúvida em um exercício. Já procurei muito na internet e não consigo responder. Peço a gentileza de me ajudarem.

Uma empresa comercial que optou pelo lucro real anual, apresenta o seguinte resultado no mês de janeiro de 2XXX:

Receita de vendas de mercadorias............R$ 5.000,00
Receitas financeiras..................................R$ 20.000,00 (com retenção de IRRF de 20%)
Lucro (mês) antes do IRPJ e da CSLL. ........R$ 480.000,00

Informe o valor que deverá ser recolhido de IRPJ + CSLL no dia 28/02/2XXX, a título de antecipação mensal com base no balancete com redução e/ou suspensão.

Muito obrigado.

João

Wandeson Mendonça Rodrigues

Wandeson Mendonça Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Domingo | 21 janeiro 2018 | 17:08

Boa tarde Joao, vou tentar te ajudar, o valor do IRPJ e da CSLL com base no lucro real anual pode ser calculada de duas formas, sobre a receita bruta e no balanço de redução e suspensão, no exemplo acima citado por ti pelo que estudei vou expor minha resposta, e caso esteja errado peso que me corrigem.
Fiz os cálculos, e os valores encontrados foram esses:
IRPJ: 117.000.00
CSLL: 42,840.00
O valor do IRPJ ja está incluso o valor dos 10% acedido no mês.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.