Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 101.420

Documento que substitui Contrato Social para Micro Empresa (

Michel Monteiro

Michel Monteiro

Iniciante DIVISÃO 1, Proprietário(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 22 janeiro 2018 | 18:18

Olá. Gostaria de um auxílio referente minha empresa. Ela foi criada inicialmente como MEI, mas foi desenquadrada devido ao faturamento antes do primeiro ano (2011). O contador da época fez o desenquadramento do MEI e ela passou a ser ME. Desde então tenho dificuldades quando me é solicitado cópia do meu contrato social. A empresa não tem contrato social devido a ter sido criada inicialmente como uma MEI e desenquadrada meses depois. Gostaria de saber qual é o documento que devo fornecer como substituição do contrato social, e como consegui-lo.

Muito obrigado.

Michel Monteiro

EDVALDO JOSÉ FERREIRA

Edvaldo José Ferreira

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 22 janeiro 2018 | 18:25

Boa tarde Michel,

Primeiramente é importante fazemos uma distinção entre porte da empresa e tipo de empresa. Porte abrange as expressões: micro empresa, empresa de pequeno porte e grande empresa. Tipo de empresa ou natureza jurídica: empresário individual, empresa individual de responsabilidade limitada, sociedade.

No caso, a sua empresa deve estar enquadrada como Empresário Individual. O empresário individual não possui contrato social, por não se tratar de sociedade. O documento que o substitui é o chamado Requerimento de Empresário.

Bacharel em Ciências Contábeis (2014)| MBA em Finanças pela Universidade Estácio de Sá (2015)|
Contador no Escritório Novo Mercantil de Contabilidade, em Ourinhos (SP)| Articulista em Dicas do Contador
Decio Pereira Bebiano

Decio Pereira Bebiano

Ouro DIVISÃO 2, Encarregado(a) Fiscal
há 6 anos Terça-Feira | 23 janeiro 2018 | 14:48

Michel Monteiro ,

Requerimento do Empresário, caso você não o possua, deverá solicitar qualquer alteração na Jucesp (exclusão do cpf no nome, por exemplo), que terá uma cópia registrada!

Qualquer dúvida adicional volte a postar!

Um grande abraço

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.