x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 731

Dúvida na abertura de empresa de Arquitetura

adriana

Adriana

Iniciante DIVISÃO 2, Arquiteto(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 22 janeiro 2018 | 19:19

Pessoal boa noite..
Gostaria de pedir a ajuda de vocês..

Sou recém formada em arquitetura e gostaria de abrir um escritório em sociedade com uma amiga também arquiteta.. nós duas possuímos o registro individual do CAU.. para essa empresa estar de fato correta devemos registrar no CAU a junção das duas profissionais e obter um novo cadastro no CAU, caso esteja errada me corrijam por favor.. A grande dúvida é depois de obter esse novo cadastro da unificação das duas profissionais é obrigatório a obtenção do CNPJ?

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 23 janeiro 2018 | 08:49

Adriana, bom dia

Complementando a resposta de nosso ilustre colega Hugo, a empresa deverá ser constituída em Cartório, aqui em Jundiaí, por exemplo, o cartório exige primeiro o registro prévio no Conselho de Classe. Após registro prévio, deve-se dar entrada no Cartório e registrar o processo. Posteriormente, enviar o processo para Receita Federal por meio do Coletor Nacional e obter o CNPJ. Com os documentos em mãos deve-se dar entrada na Prefeitura. Observe que provavelmente o Conselho de Classe exigirá o envio do Contrato Social registrado.

Mas o ideal é verificar os trâmites do cartório aonde será registrado o processo, bem como do CAU e da Prefeitura em que a empresa irá se estabelecer.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.