Ricardo Almeida
Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade Prezados,
Alguém sabe se o código de ética dos contadores determina que em casos de transferência de empresa para outro escritório, o escritório anterior deve ser cordial para com o colega de profissão e fornecer, sem embaraço, os documentos da empresa transferida?
Provavelmente já aconteceu com vocês o caso de chegar uma empresa que veio de outra contabilidade.
Nesses casos, vcs fazem algum termo de solicitação de documentos do departamento pessoal?
O escritório anterior é obrigado a fornecer a documentação?
Estou numa situação que não sei mais o que faço. O escritório anterior não envia a documentação de que preciso.
Existe alguma forma de "obrigar" o envio dos documentos?
Exemplos do que preciso:
Arquivos da GFIP desde a abertura da empresa (Re, rubrica, protocolos, arquivos de backup)
Livro de registro atualizado (salários, férias, transferências)
Certificado digital ou Chave PRI para acesso ao Conectividade Social (Extratos, chaves)
Declaração completa da RAIS transmitida, com recibo de entrega e arquivo de importação
DIRF completa transmitida, com recibo de entrega
Resumos analíticos da folha de pagamento de todo o período
Nº NIT dos sócios e valor da retirada pró-labore
Controle de férias
Como vocês tratam esses casos?