x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 445

marcela

Marcela

Iniciante DIVISÃO 1, Gerente Administrativo Financeiro
há 6 anos Quarta-Feira | 31 janeiro 2018 | 09:53


Bom dia !

Sou auxiliar financeiro em uma empresa e tenho que fazer o DRE mensal da empresa . A minha dúvida é a seguinte, tenho que lançar mensalmente mas a não foi passado os impostos e também tenho que lançar tudo que pagamos no mês ou ainda o que vamos pagar referente ao mês ?
exemplo : Contratamos alguns funcionários agora em janeiro lançarei eles pois vamos pagar agora até o 5º dia útil ? Temos uma conta de luz também que vence início do mês de fevereiro referente a janeiro ...tenho que lançar também ?

Claudia Danielly

Claudia Danielly

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 31 janeiro 2018 | 11:42

Bom dia, Marcela!

Em contabilidade, consideramos o principio da competência, portanto, as despesas devem ser reconhecidas no momento em que ocorrem; sendo assim, Funcionário contratado em Janeiro, em Fevereiro deverá receber o pagamento correspondente aos dias de trabalho em Janeiro, então deve-se fazer a provisão deste salário em Janeiro. Então você lançaria D - Despesa com salários (DRE) - C - Salários a pagar (Passivo - BP), quando o pgto for efetuado, D - Salários a Pagar - C - Caixa/Banco;
A conta de luz vence em Fevereiro, mas e referente a competência janeiro? Então a despesa deve ser reconhecida em Janeiro e o pagamento se dará em Fevereiro

Claudia Danielly
Auxiliar Contábil

-----

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.