x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 543

Como saber se a empresa esta gerando prejuízo com uma anális

Diego Rocha

Diego Rocha

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Financeiro
há 6 anos Quinta-Feira | 1 fevereiro 2018 | 15:50

Boa tarde, trabalho com análise de crédito na empresa, porém não tenho facilidade em visualizar se uma empresa esta gerando prejuízos ou não, com o Balanço ou DRE. Existe algum índice que sempre devemos levar em consideração ou Planilha? alguma forma simples, para que eu possa treinar depois? Obrigado a quem poder ajudar!

Juliana

Juliana

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 1 fevereiro 2018 | 16:27

Oi Diego,

Um bom indicador que você pode estar utilizando é o ROI - Retorno sobre o Investimento.. a fórmula é (receita - custo)/custo. Por ele é possível saber quanto de recurso a empresa perdeu ou ganhou com determinado investimento.. este indicador é bom, porém realizar uma análise econômico-financeira exige a utilização de diversos índices, que vão depender da atividade, ou se a empresa possui estoques ou imobilizados, etc. Os índices de liquidez são bons índices para avaliar se a empresa possui recursos para cobrir as suas dívidas. Você pode realizar também uma análise vertical e horizontal, mas a utilização dessas ferramentas vai depender do seu objetivo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.