x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 5

acessos 855

Abertura de empresas

Marco Aurelio

Marco Aurelio

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Financeiro
há 6 anos Quinta-Feira | 1 fevereiro 2018 | 20:41

Prezados,

Quero abrir uma empresa de Assessoria Logística, a atividade principal vai ser 7020400.
Qual a melhor opção para abrir forma para abrir? ME, EPP?
EIRELI, não tenho capital social de 100 salários mínimo.
ME, EPP Existe capital social minimo?

MEI, Não poderá ser pois o faturamento vai ser de R$ 8000,00 mensais.

Bruno Caldeira

Bruno Caldeira

Bronze DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 2 fevereiro 2018 | 12:12

Olá Marco Aurelio,

a empresa sera individual ? não terá sócios...?

a melhor opção, caso for empresa individual, sera o "empresario individual" nessa modalidade você poderá escolher o capital.

as siglas "ME" ou "EPP" não são modalidades jurídicas e sim o enquadramento da empresa, que varia de acordo com o faturamento anual.

LEVY GUEDES

Levy Guedes

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 2 fevereiro 2018 | 17:15

Boa tarde amigo,

Gostaria de alertá-lo sobre algo importante. Sugiro que, se possível, constitua como uma Limitada e consiga um sócio, uma vez que com a natureza jurídica Empresário Individual não há personalidade jurídica e para uma sociedade limitada há a natureza jurídica. Por exemplo, caso sua empresa tenha um problema na justiça e tenha que pagar indenização para a parte reclamante, por exemplo de cem mil reais. Caso você não possua este valor, se for empresário individual, o juiz pode tomar seus bens pessoais até conseguir este valor de cem mil reais, pois não existe "o que é da empresa é da empresa e o que é meu, é meu". Já se for uma sociedade limitada, caso você não possua este dinheiro, ele pode tomar até a parte que você possui de capital na empresa. Por exemplo, se seu capital for cinco mil reais, ele pode tomar até este valor, não ultrapassando-o. Uma sociedade limitada ou uma EIRELI é mais seguro juridicamente para que possui empresa. Quanto a abertura da empresa, caso você não seja contador, sugiro que procure um para fazer isso, pois você vai precisar fazer isso na área de cadastro da JUCESP (não sei o nome do sistema daí) e lá vai pedir informações do CRC responsável pela empresa. A Junta Comercial do Ceará faz isso tambem.

Atenciosamente,

Levy Guedes.

Levy Guedes

Contador
Instagram: contadorlevyguedes

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.