x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 12

acessos 6.606

Representante Comercial individual com CNPJ

Debora Reis Dutra

Debora Reis Dutra

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 2 fevereiro 2018 | 11:51

Bom dia,

Sou formada em Ciências Contábeis, porém trabalho em uma empresa de software passando treinamento na área fiscal e contábil, o que faz com que eu não tenha o conhecimento que gostaria da rotina contábil de um escritório.
Gostaria de solicitar uma ajudar em relação a Representante Comercial. Meu irmão está abrindo uma empresa individual (ME) de Representação de Sêmen de animais (ele está se formando em medicina veterinária) e gostaria que eu fizesse a contabilidade dele. Como não conheço o processo contábil completo, por nunca ter trabalhado em escritório, estou com algumas dúvidas:
- Enviei a solicitação de viabilidade e me inteirei do processo de abertura de uma empresa. Pelo cálculo que eu fiz, pra uma receita média de 4 mil por mês, o mais interessante seria enquadrar ele no Lucro Presumido, estou certa?
- Segunda dúvida: como vou fazer a contabilidade dele, basta eu ter o registro no CRC ou preciso ter uma empresa também?
- Li algumas coisas sobre representante não ser equiparado a pessoa jurídica, neste caso não teria que entregar nenhuma declaração mensal, apenas a DIRPF? Caso tenha que entregar, quais seriam as declarações?
- Para fazer os lançamentos contábeis, vou precisar de um sistema ou a contabilidade também é simplificada?

Será que vocês poderiam me ajudar quanto a isso? Poderiam clarear a minha mente?

Desde já peço desculpas pela minha inexperiência.

Juliana

Juliana

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 2 fevereiro 2018 | 17:01

Oi Débora,

"Enviei a solicitação de viabilidade e me inteirei do processo de abertura de uma empresa. Pelo cálculo que eu fiz, pra uma receita média de 4 mil por mês, o mais interessante seria enquadrar ele no Lucro Presumido, estou certa?"