x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 37

acessos 6.138

Julyendreson Marques Ferreira de Sousa

Julyendreson Marques Ferreira de Sousa

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 22 setembro 2009 | 08:56

Prezado Donizeti, bom dia!

Não necessariamente quando viram um mês há atualização de programas da RFB, isso é eventual. São casos específicos.

Pode fazer suas DACON na 2.1 caso tenha uma nova atualização (o que é pouco provável) você só importa o demonstrativo para o novo programa do DACON.

Abraços!

Julyendreson Marques
Julyendreson Marques Ferreira de Sousa

Julyendreson Marques Ferreira de Sousa

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 22 setembro 2009 | 09:27

BOm, abaixo segue.

Dacon Mensal:
A partir do ano-calendário de 2006, as pessoas jurídicas de direito privado e as que lhes são equiparadas pela legislação do Imposto de Renda, submetidas à apuração da Contribuição para o PIS/Pasep e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) , nos regimes cumulativo e não-cumulativo, inclusive aquelas que apuram a Contribuição para o PIS/Pasep com base na folha de salários, deverão apresentar o Dacon Mensal, de forma centralizada pelo estabelecimento matriz, caso esta seja a periodicidade de entrega da Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF) , nos termos do art. 2º da IN SRF 583/2005, alterada pela IN SRF 708/2007.

Dacon Semestral:
As demais pessoas jurídicas deverão apresentar, semestralmente, o Dacon, de forma centralizada pelo estabelecimento matriz, conforme disposto no art.3º, da IN SRF 590/2005 (que alterou a Instrução Normativa SRF nº 543/05). Para a DACON relativa a fatos geradores de 2006, os prazos são os seguintes:

Lei essa Instrução Normativa:
Instrução Normativa RFB nº 940, de 19 de maio de 2009

Editado por Julyendreson Marques Ferreira de Sousa em 22 de setembro de 2009 às 09:29:24

Julyendreson Marques
Ronaldo Eiras

Ronaldo Eiras

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 22 setembro 2009 | 17:27

Boa tarde!
A empresa não teve movimentação no segundo semestre de 2008, porém deve entregar a DACON mesmo assim. Minha dúvida é:
Basta deixar as colunas de valores com "0" que Receita entende que não houve movimento, ou tem algum campo específico para anotar a falta de movimento?
Grato,

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Terça-Feira | 22 setembro 2009 | 21:57

Boa noite Ronaldo,

Neste caso informe apenas os Dados Iniciais, Dados Cadastrais e os Dados do Representante e do Responsável pela empresa.

O restante deixe em "branco".

...

Franciely Dizere Rageteles

Franciely Dizere Rageteles

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 23 setembro 2009 | 13:36

Olá Boa Tarde caros colegas, estou com uma grande duvida, no site da Receita Federal existe:
Dacon Semestral = na versão 1.1 apartir de 01/01/2007
Dacon Mensal-Semestral= na versão 2.1.

Todas as minhas Dacon são SEMESTRAIS, qual eu devo utilizar? na versão 1.1 ou 2.1?
E como faço para importar?

Desde ja agradeço a Todos ....

Abraçusssss :)

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Quarta-Feira | 23 setembro 2009 | 19:52

Boa noite Franciely

Você deve usar o programa gerador do DACON Mensal-Semestral versão 2.1

Nota:
A Secretaria da Receita Federal do Brasil esclarece que, no caso dos contribuintes que optem pela entrega do Dacon Semestral, o programa gerador deverá ser utilizado para preencher, gravar e transmitir, de forma isolada os demonstrativos referentes a cada um dos meses que compõem o semestre, sendo, conseqüentemente, emitidos recibos distintos para cada mês.

Download

...

Michele Oliveira

Michele Oliveira

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 6 outubro 2009 | 09:54

Prezados, minha dúvida é a seguinte:

Ao preencher a Dacon semestral no campo Mês/ano de apuração o que devo preencher se já informei que a periodicidade é semestral? (o sistema pede para preencher esse campo)
Descumpem-me a ignorânica, mas é a primeira vez que preencho essa declaração!

Grata,

Michele Oliveira

Franciely Dizere Rageteles

Franciely Dizere Rageteles

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 6 outubro 2009 | 10:07

Olá Michele Dias Oliveira,
se foi o que eu entendi, se vc estiver preenchendo por exemplo o 1º semestre de 2009,
vc deve colocar no mes/ano de apuração:
janeiro/2009 e preencher o restante da declaração, depois,
Fevereiro/2009 e preencher a restante,
março/2009,
abril/2009,
maio/2009 e por fim junho/2009, isso tudo representa o 1º semestre de 2009. De janeiro/2009 a Junho/2009.
O mais chato é vc preencher o primeiro mes ou seja janeiro/2009, os seguintes vc consegue "puxar" os dados cadastrais. Assim fica so precisando preencher os valores...
Espero ter ajudado,
Abraçus ....

Michele Oliveira

Michele Oliveira

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 6 outubro 2009 | 10:08

Senhores(as),

Ao preencher a dacon, conforme indicado pelo colega Saulo, por não haver movimento, somente preenchi os dados cadastrais e informações do representante e informante, po´rem ao validar o sistema está me apresentando erro no cadastro, nas fichas 04A e 05A (cadastro de produtos sujeitos a aliquotas diferenciadas). como devo proceder se essa situação não se enquadra para a minha empresa e o sistema n]ão está permitindo validar sem o preenchimento dessas fichas?

Grata,

Michele

Franciely Dizere Rageteles

Franciely Dizere Rageteles

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 6 outubro 2009 | 10:44

Michele Dias Oliveira, Eu preenchi somente os dados cadastrais, o responsavel pela empresa e o dados do contador, observa-se que o regime de apuração é CUMULATIVO, no meu caso, e não deu problema nenhum, consegui gravar e transmitir todas.
Verifique o Regime de Do PIS/Confins, logo no inicio da abertura da declaração... e veja qual é o seu caso.
Atenciosamente,
Franciely

Paulo Pedroso

Paulo Pedroso

Prata DIVISÃO 1, Proprietário(a)
há 14 anos Terça-Feira | 6 outubro 2009 | 11:58

Ontem estava transmitindo uma DACON e no meio da transmissão, acabou a luz. Resumindo, não obtive um recibo de envio e não consigo transmitir o arquivo novamente, o erro que aparece é "ERRO! A TRANSMISSÃO NÃO FOI CONCLUÍDA. Existe arquivo recepcionado para este CNPJ em fase final de transferencia para as bases da Receita Federal."

Alguém poderia me ajudar a resolver este problema?

Obrigado

Michele Oliveira

Michele Oliveira

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 6 outubro 2009 | 13:25

Obrigada Franciely, novamente!
Acabei de descobrir meu erro!
Por inexperiência acabei colocando contribuinte em campos que não haviam necessidade de preenchimento, no meu caso, daí o sistema exigia que eu completasse as informações.
Consegui concluir o envio!
Obrigada!

Gilane Gorito

Gilane Gorito

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 6 outubro 2009 | 13:57

Boa tarde!

Empresas que não tiveram PIS/COFINS retido por suas tomadoras por causa de faturamento inferior a 5.000,00 nos meses do semestre, têm que declarar o faturamento na dacon?? No caso de ter qe declarar, como ficaria o campo DEDUÇÕES? Apenas com os valores que ela como prestadora pagou? Em qual campo coloco os valores que ela pagou?

No aguardo. Muito obrigada!

Ronaldo Eiras

Ronaldo Eiras

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 7 outubro 2009 | 00:44

Bom dia!
Estou em cima da hora...rs
Tenho uma empresa que faturou em junho/09 e efetuou o recolhimento dos impostos em jul/09, porém a empresa tomadora dos serviços acumulou pagamentos e efetuou a retenções dos 4,65%. Em resumo, a empresa pagou e sofreu retenções. Como devo lançar na DACON?
Muito Obrigado,
Ronaldo

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Quarta-Feira | 7 outubro 2009 | 07:51

Bom dia Gilane,

No DACON o faturamento (Base de Cálculo dos Débitos) deve ser declarado independentemente de ter havido (ou não) retenções na fonte.

Se estivermos falando de empresas optantes pelo Lucro Presumido (regime cumulativo) os campos que compõem as "Deduções" ficarão em branco, caso não não tenha havido.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Quarta-Feira | 7 outubro 2009 | 07:56

Bom dia Ronaldo,

Se estivermos falando de empresas optantes pelo LucroPresumido, as retenções do PIS e da COFINS na fonte, devem ser informadas nos meses em que ocorreram, nas linhas 10 a 20 das Fichas 15A e 25A respectivamente.

Tais retenções devem ser detalhadas na Ficha 30.

Se persistirem dúvidas torne a entrar em contato.

...

Jose Paulo Franceschini

Jose Paulo Franceschini

Prata DIVISÃO 1, Analista
há 14 anos Quarta-Feira | 7 outubro 2009 | 08:04

Bom dia

Retenções de Pis, Cofins e CSL sofridas e não utilizadas no mês da retenção podem normalmente serem utilizadas em meses subsequentes para o pagamento destes impostos, ou é necessário proceder com a retificação do Dacom e utilizar esses creditos em meses seguintes através de Perd/Comp?

ANTONIO GOMES

Antonio Gomes

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 7 outubro 2009 | 10:18

sim,
sempre isso ocorre nos envios de declarações,

tbm estou tentando enviar duas dctf que só hoje pbtive os darfs para zerar a declaração e é isso agora, parece até de proposito, toda vez a mesma coisa, ai eles dizem q é excesso de usuarios, mas se nao envia hj a multa chega sem choro, eles tem de nos dar apoio ja q existe prazo, temos de ter condições

mas...

ANTONIO GOMES

Antonio Gomes

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 7 outubro 2009 | 10:19

sim,
sempre isso ocorre nos envios de declarações,

tbm estou tentando enviar duas dctf que só hoje pbtive os darfs para zerar a declaração e é isso agora, parece até de proposito, toda vez a mesma coisa, ai eles dizem q é excesso de usuarios, mas se nao envia hj a multa chega sem choro, eles tem de nos dar apoio ja q existe prazo, temos de ter condições

mas...

Ronaldo Eiras

Ronaldo Eiras

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 7 outubro 2009 | 10:25

Saulo, bom dia!
Minha dúvida ainda persiste:
1) As notas foram emitidas em JUNHO (1º semestre) e as retenções em JULHO (2º semestre);;
2) Os pagamentos dos impostos foram feitos e posteriormente retidos(gerou duplicidade).
A minha empresa é lucro presumido no regime cumulativo.
Nas fichas 8 e 18, lancei as receitas e base de cálculo, ignorando as retenções
Muito obrigado,

Mauricio Orsolin

Mauricio Orsolin

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 7 outubro 2009 | 11:02

Não está entrando nem na pagina principal da Receita,

Entrega de DCTF e Dacon e ainda consulta do 5º Lote da restituição, tudo no mesmo dia!! É hoje vai ser dificil!

Alguém sabe até que horas pode entregar?

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.