x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 2.918

Balanços em atraso

Julia Abreu

Julia Abreu

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 7 fevereiro 2018 | 19:30

Colegas,

Tenho a seguinte situação: Temos um cliente que nos procurou com balanços registrados até 2010 e depois disso não foram mais levantados balanços, apenas foram apurados impostos (lucro presumido) e RH.
O que fazer? há alguma dispositivo para fazer um balanço de abertura em 2018 ou é necessário fechar ano a ano os exercícios em abertos e pagar as multas previstas de ECF e ECD?

Grata

Julia Abreu

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 6 anos Quinta-Feira | 8 fevereiro 2018 | 07:54

bom dia !

Seria aconselhável fazer a contabilidade desde 2011.para poder entregar as obrigações acessórias com base na escrituração contábil.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Julia Abreu

Julia Abreu

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 8 fevereiro 2018 | 13:12

Obrigada Anderson,

Compartilho de tua opinião. Mas só fiquei com dúvida em relação ao fato de ter passado mais de cinco anos se não haveria um dispositivo legal para esta situação.

Att,


Julia Abreu

Edison Matos

Edison Matos

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 21 fevereiro 2018 | 16:41

Júlia, boa tarde.

Pesquise sobre "Balanço de Abertura". Tem bastante coisa aqui no fórum a respeito.
A Lei que vou citar evidencia a possibilidade de se começar a escriturar desde o momento atual, mas não sei se exatamente cabe no seu caso por já existir balanço registrado.

LEI Nº 8.541, DE 23 DE DEZEMBRO DE 1992
Art. 19.
Parágrafo único. A pessoa jurídica que não mantiver escrituração comercial ficará obrigada a realizar, no dia 1° de janeiro do ano-calendário seguinte, levantamento patrimonial, a fim de elaborar balanço de abertura e iniciar escrituração contábil.

Talvez você deva zerar os saldos deste balanço anterior, e neste novo, colocar a situação patrimonial da empresa como se encontra hoje. Ou talvez, pelo tempo e obsolência da informação deste balanço de 2010, já iniciar um novo.

Caso encontre uma resposta certa, por favor me informe pois fiquei na dúvida sobre a situação.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.