x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 463

Dúvidas sobre rescisão de trabalho

Ana Lúcia

Ana Lúcia

Iniciante DIVISÃO 3, Vendedor(a)
há 6 anos Domingo | 11 fevereiro 2018 | 10:56

Bom dia. Entrei na empresa no dia 11/05/16, no dia 21/9/17 me afastei por auxílio previdenciário (31) até a data do dia 24/10/17 a empresa fez o pagamento dos primeiros 15 dias e os outros 19 dias recebi do INSS. No dia 26/10/17 retornei ao trabalho, trabalhei do dia 26/10/17 até dia 14/11/17 pois tinha consulta marcada para o dia 16/11/17 e meu médico me deu mais 60 dias fiquei recebendo do INSS até dia 29/1/18 e retornei ao trabalho no dia 30/01/18 pois recebi alta do INSS, a empresa me informou que tenho instabilidade. Minha pergunta é: Eu perdi o direito de férias? Caso eu ganhe a conta como sera o cálculo da minha recisão? O que eu tenho direito? Férias, décimo 13? Aviso prévio? E o seguro desemprego eu ganho ainda? Minha dúvida também é pois sou comissionada não tenho salário fixo, é só comissão mesmo. Pois não fiquei mais que 3 meses afastada somando todo o tempo. Aguardo resposta. Muito obrigada

ELISANGELA BARBOSA FERREIRA

Elisangela Barbosa Ferreira

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 6 anos Quarta-Feira | 14 fevereiro 2018 | 17:28

Boa tarde Ana Lucia,

1 - A principio não perderá as férias, você perderia as férias se fosse 6 meses de afastamento de auxilio doença. Cuide em relação as faltas, caso você tenha muitas faltas injustificadas poderá ter redução em suas férias, existe uma tabela para isso.

2 - Caso a empresa lhe demita sem justa causa, terás direito em principio a: férias vencidas e proporcionais + 1/3 de férias; 13º salario proporcional em 2018 (a cada 15 dias trabalhados dentro de um mês tem direito a 1/12 avos); aviso prévio que pode ser trabalhado ou indenizado de 33 dias; dias trabalhados no mês da rescisão.

3 - Se suas comissões são lançadas em folha, será feito uma média de salario de comissão para o pagamento de suas verbas rescisórias.

4 - Em relação ao seguro desemprego é provável que tenha direito, já que tem mais de 12 meses de trabalho.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.