x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 1.430

Funcionário Prestes a Se Aposentar ( Demitir e Contrar Novam

Monica Vieira

Monica Vieira

Ouro DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 14 fevereiro 2018 | 23:22

colegas boa noite!

Hoje me deparei com uma situação nunca vista. Terei que fazer a rescisão de um funcionário que está se aposentando, e depois que estiver aposentado contrata-lo novamente. Gostaria de entender o que muda? pelo que sei e somente o INSS que não será mais recolhido certo? de resto permanecesse o mesmo? recolhendo FGTS normalmente??

obrigada.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Quinta-Feira | 15 fevereiro 2018 | 08:18

Monica Vieira

Primeiramente deve verificar se é possível tal demissão, algumas CCT's tem previsão de estabilidade.

Segundo mesmo o empregado aposentado deve continuar contribuindo para o INSS.

O que muda, depende do acordo que fizeram, mas não tem sentido na verdade.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Quinta-Feira | 15 fevereiro 2018 | 14:05

Monica Vieira

A pessoa que se aposentou continua contribuindo para o INSS sobre a remuneração pelo seu trabalho.

Ou seja se ela estiver trabalhando pagará inss sobre sua remuneração.

Não deve ser confundido com o fato do aposentado que recebe até o teto não contribuir para o inss sobre seu benefício.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Quinta-Feira | 15 fevereiro 2018 | 14:34

Monica Vieira

Sim flor, isso são matérias que noticiam sobre pessoas que entraram na justiça e conseguiram para ELAS o direito, ou seja NÃO vale para qualquer um, são casos diferenciados.

A regra geral é a constituição e nela é declarado que quem trabalha deve contribuir, e que somente é isento de pagamento o aposentado que receber até o teto do INSS sobre o valor do seu benefício, se o mesmo trabalhar terá que contribuir.

Para ter direito a não contribuir ao INSS o aposentado tem que entrar na justiça e verificar qual será a decisão judicial, podendo ser liberado ou não da contribuição.

Monica Vieira

Monica Vieira

Ouro DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 16 fevereiro 2018 | 15:33

Estefania Drechsler,
boa tarde e obrigada pelo retorno.

vc já fez a folha de alguém assim? concorda comigo que não faz sentido pagar? esse governo hein vamos ser sinceras..

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Sexta-Feira | 16 fevereiro 2018 | 16:07

Monica Vieira

vc já fez a folha de alguém assim?


Sim tenho aposentados que contribuem normalmente para o INSS.

concorda comigo que não faz sentido pagar?


Sentido não tem, mas infelizmente é a regra geral, cabe somente a nós seguirmos a legislação e caso o empregado discorde cabe a ele procurar a justiça

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.