x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 0

acessos 3.334

Acréscimo da Redução Z - como gerar no SPED Fiscal?

Maiara C.

Maiara C.

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 16 fevereiro 2018 | 11:13

Bom dia colegas.

Acredito que esse assunto já tenha sido discutido, mas não encontrei nenhum tópico aberto...

Também, de tudo que já li, cada pessoa diz que deve ser feito de uma forma.
Manual, não adianta nem tentar, pois só fala de forma técnica.

Acho que essa deve ser a dúvida de muitas pessoas, pois SEMPRE que há o tal "Acréscimo de ICMS" em uma Redução Z, dá problema na validação do SPED.

Veja meu exemplo:

Grande total inicial: 2.618.167,94
Grande total final: 2.680.444,74
Diferença = 62.276,80
---
Venda Bruta: 62.276,80
(-) Descontos: 3.019,74
(-) Cancelamentos: 21.050,00
= F1: 38.207,06 (todas as vendas são com ST)

Ou seja, venda líquida = 38.207,06

Porém, nesse dia há Acréscimo de ICMS, no valor de R$ 77,80.

Então, no SPED fica registrado da seguinte forma:

Registro C420 - Totalizador parcial: R$ 38.207,06 (igual à venda líquida), porém o SPED dá erro, pois diz que "O valor acumulado no totalizador, relativo à respectiva Redução Z (VLR_ACUM_TOT do Registro C420) deve ser igual à soma do valor acumulado do item (VL_ITEM) dos Registros C425."

Há 4 totalizadores parciais (C420) listados, sendo eles: Desconto total (DT) - 3.019,74, Acréscimo de ICMS (AT) - 77,80, Cancelamentos (Can-T) - 21.050,00 e Substituição Tributária (F1) - 38.207,06.

No totalizador F1, no resumo dos itens (Registro C425), a somatória dos itens dá o valor COM acréscimos (R$ 38.284,86).
O registro analítico (C490) também dá esse mesmo valor.

Já li locais onde fala que o erro é das empresas que desenvolvem os sistemas.
Outros, em que isso é um bug antigo do SPED, que nunca foi resolvido, e que não devemos levar o valor dos acréscimos para dentro do SPED (??)

No meu sistema de escrita fiscal, no detalhamento do estoque, o campo do acréscimo soma com o valor total, fazendo com que o valor final do estoque fique R$ 38.284,86, sendo que a venda líquida, o totalizador por situação tributária, e o campo onde são informados os impostos, todos aparece apenas o registro do valor R$ 38.207,06.

Diante de tudo isso, alguém saberia me dizer com segurança (de preferência com a base legal, ou orientação de consultoria) onde eu preciso ajustar esse valor?

O correto seria fazer com que o estoque ficasse com os R$ 38.207,06?
Mas daí onde apareceria o registro referente ao acréscimo??

Desde já, agradeço!


ATUALIZANDO:

O valor dos acréscimos também aparece no EFD Contribuições, sendo que o faturamento da empresa (registrado no meu sistema de escrita fiscal) é de R$ 301.969,98, porém na EFD Contribuições consta como R$ 302.047,78.

Porém, na DIME é informado como está no meu sistema: R$ 301.969,98.

Devo alterar o arquivo do EFD Contribuições e alterar manualmente esse valor?

Obrigada!








---------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Nenhum trabalho de qualidade pode ser feito sem concentração e auto-sacrifício, esforço e dúvida." (Max Beerbohm)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.