x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 4.259

Escrituração Conta de Telefone no Livro de Entradas

Denise

Denise

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 23 fevereiro 2018 | 15:23

Qual VALOR devo informar no Livro Fiscal de Entrada de uma conta de telefone?

A empresa não toma crédito de telefone e é do Lucro Real.

A conta é considerada como consumo, mas tenho dúvida na escrituração:

Exemplo:

Fatura a ser Pago para Empresa de Telefone - 200,00
1. NF anexa - 80,00 telefone + diversos 20,00 - base de calculo na NF 80,00
2º NF anexa - 70,00 teefone + diversos 30,00 - base de cálculo da NF 70,00

Com base nesse exemplo, que valores devo lançar no livro de entrada:

- o total da base de cálculo das NFs (80,00 e 70,00)

OU

- o total da base de cálculo da NF + diversos, que totalizam a Fatura (100,00 + 100,00)

Se alguém puder me orientar ou saber da lei que trate essa particularidade.

Obrigada


Denise

Denise

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 23 fevereiro 2018 | 16:47

Luciano

Obrigada pelo retorno, mas a minha questão ainda me traz dúvidas, vou tentar escrever de outra forma:

Recebiamos 1 fatura para pagar e 2 NF de Serviço de Telecomunicação (NFST) anexas, da mesma operadora (as vezes só muda o CNPJ) , que somadas dão o valor total da Fatura.

Isso ocorria mensalmente quando recebíamos cobranças da operadora Vivo, pois o total da Fatura cobrada era exatamente a soma do campo 'base de calculo' que constava dentro de cada NFST anexa.

Hoje mudamos para Operadora TIM e a Fatura a Pagar, vem com um valor e as 2 NFST anexas somadas, apesar de fecharem com o total da Fatura, o campo 'Base de Cálculo', constantes na NFST é muito menor que o valor total da própria NFST.

Meu antigo escritório fiscal orientava lançar o valor da base de cálculo da NFTS, que sempre fechou com a Fatura, mas nesse novo cenário não sei como proceder, pois lançamos no Livro Fiscal de Entradas as NFTS e não Faturas.

Devo lançar o valor Total da NFTS desconsiderando o valor da Base de cálculo OU devo lançar somente a Base de cálculo de cada NFTS?

Denise

Denise

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 23 fevereiro 2018 | 18:34

Legal Luciano, com relação a esse entendimento, você saberia a base legal para que eu possa anexar ao meu registro?

Surgiu mais uma dúvida relacionada a esse caso:
Foi emitido um DANFE de um aparelho telefônico pra minha empresa e o mesmo será pago em 24 vezes e será cobrado nas faturas da Tim.

Uma das NFST recebidas já tem embutido a parcela 1/24 do celular, sendo assim, entendo que devo abater esse valor da NFST para lançamento no Livro de Entradas, certo? ou existe alguma outra exceção?

Obs: a DANFE do valor total do aparelho telefônico, já foi classificada no Livro Fiscal de Entradas, no recebimento do aparelho.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.