Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 230

acessos 119.225

Alteração do MEI para Empresário Individual

CIBELI CRISTINA DE OLIVEIRA

Cibeli Cristina de Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Escriturário(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 20 maio 2010 | 15:40

Boa tarde Samanta,

por enquanto a Junta Comecial não tem um parecer a respeito de qualquer alteração no cadastro de MEI.

Fui orientada pelos atendentes a aguardar pelas orientações da administração da junta em SP.

O melhor que você pode fazer é sempre estar peguntando na junta comercial da sua cidade se foi liberado o cadastro para alteração do MEI.

Att

"No meio de toda dificuldade, sempre existe uma oportunidade" (Albert Eistein)
Lídia Martins

Lídia Martins

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Administrativo
há 13 anos Sábado | 22 maio 2010 | 13:09

Smanta,

Para adquirir a transformação do MEI em individual , é necessario verificar junto a JUNTA COMERCIAL de seu estado se o NIRE do Micro Empreendedor já esta disponivel para a transformação, isso esta acontecendo aos poucos conforme vai chegando a numeração do NIRE.

Aqui em São Luis esta sendo assim, verifique mais informações junto a sua JUNTA COMERCIAL.


Abraços

Alex Rodrigues Rocha

Alex Rodrigues Rocha

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 13 anos Quarta-Feira | 26 maio 2010 | 10:25

Bom dia Ismael,

você quer alterar para uma LTDA?

Conheço as tuas obras eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, que ninguém pode fechar, que tens pouca força, entretanto guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome. ap. 3-8
Alex Rodrigues Rocha

Alex Rodrigues Rocha

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 13 anos Quarta-Feira | 26 maio 2010 | 11:54

procure a secretária municipal! talves você pode obter informações.

Conheço as tuas obras eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, que ninguém pode fechar, que tens pouca força, entretanto guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome. ap. 3-8
Jacyara Alves da Silva

Jacyara Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 26 maio 2010 | 16:46

Ismael,

Na Junta Comercial de Alagoas, as alterações de MEI estão sendo elaboradas e arquivadas, no Requerimento de Empresário, de modo semelhante - eu diria idêntico - às Alterações de firma individual (Empresário), inclusive com a capa de processo, e as taxas (cujos valores são iguais as de Empresário).
Está em curso um movimento por parte dos MEI, para que as taxas ora cobradas pela Junta quando do arquivamento de alterações, sejam dispensadas, mas, por enquanto, são necessárias.

Elisabete Vitoriano Machado

Elisabete Vitoriano Machado

Ouro DIVISÃO 2, Não Informado
há 13 anos Quarta-Feira | 26 maio 2010 | 16:57

Boa tarde,

Somente para colaborar com a resposta oferecida pela Jacyara,

Aqui em São Paulo o precedimento é o mesmo.

Atenciosamente.

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. (Isaac Newton).
Pedrinho Durau

Pedrinho Durau

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 27 maio 2010 | 17:14

Boa tarde Pessoal,

Já que estamos falando de MEI, gostaria de saber se é possível a empresa deixar de ser MEI passando a empresário individual, por motivo de ter estourado o limite de faturamente de R$3.000,00 mensal. Quero que a empresa passe a ser tributada pelo simples ao invés do MEI, isso durante o ano em curso, já que em janeiro tem essa opção por ser inicio de ano.

Christiano de Jesus

Christiano de Jesus

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 15 dezembro 2010 | 10:01

Bom dia pessoal!

Gostaria de saber se é possivel fazer alteração de empresario individual para MEI?

Obrigado

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;
Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. (Jo 1:12;13)
RENNE PHILIPE HORIGUCHI

Renne Philipe Horiguchi

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 13 anos Quarta-Feira | 15 dezembro 2010 | 12:31

Só frisar que aqui no Estado de São Paulo (pelo menos), os que quiserem fazer a alteração do MEI primeiro terão que ter senha online no Posto Fiscal (caso sejam contribuintes do ICMS - a de R$1,00).
Caso contrário o PGD transmitido será indeferido pela SEFAZ-SP por não certificado digital e senha no PFE.
Vc paga o R$1,00 de ICMS, peça já sua senha no PFE!

Onde houver pessoas e recursos para realizar objetivos organizacionais haverá administração".
claudia sesti

Claudia Sesti

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 7 janeiro 2011 | 13:22

Boa tarde!

Preciso fazer alteração de um MEI para empresário individual, pois o faturamento vai ultrapassar os R$ 36.000,00 anual.
Por onde devo começar? Quais são as etapas desta alteração? Não tenho idéia de como fazer isso. Se puderem me ajudar ficarei muito grata.

Claudia

Fagner Braga Luiz

Fagner Braga Luiz

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 12 janeiro 2011 | 10:47

Bom dia pessoal!

Eu abri um MEI em nov/2010 e durante os meses de novembro e dezembro ele ultrapassou o limite dos 20%. Agora eu fiz o desenquandramento do SIMEI. Fiz também o cáluclo do DAS retroativo ref. 11/2010 e 12/2010 já que foi ultrapassado o limite em 20% uma vez que agora ele está enquadrado no Simples.

Pessoa! Gostaria de saber se fiz os procedimentos corretos e se preciso fazer alguma alteração na Junta Comercial e Receita Federal.

Se meus procedimentos estiverem corretos espero ter ajudado aqueles que estão com dúvida tbm...

Pedrinho Durau

Pedrinho Durau

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 12 janeiro 2011 | 11:27

Fagner,

Se essa empresa for comercial ou industrial você não conseguirá abrir incrição estadual e solicitar AIDF para fazer NF. Uma vez que ela está fora do SIMEI estará obrigada a emitir NF.

Isso é uma falha do sistema.

Para solucionar o problema você terá que fechar o MEI e abrir uma firma normal.

Pedrinho Durau

Pedrinho Durau

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 12 janeiro 2011 | 18:52

Fagner,

A SEFA/PR não libera IE para MEI. Pelo menos qundo tentei fazer não liberaram (jul/2010). Falaram que no MEI o NIRE começa com 418...

Como o MEI está dispensado de emitir NF eles não liberam a IE.

Somente pode ser feita a NF-eA diretamente na SEFA.

Mas convenhamos: se eu tiver que ir na SEFA pegar senha para fazer uma NF, é melhor baixar o MEI e fazer uma firma individual...

Pedrinho Durau

Pedrinho Durau

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 13 janeiro 2011 | 09:00

Fagner,


Correto.

Mas a SEFA entende que você é um MEI (a vida toda) por causa do NIRE que começa com 418 ao invés de 412. Mesmo você desenquadrando, seu NIRE continuará o mesmo.

De qualquer forma, vale tentar.
Pode ser que eles tenham mudado esta idiotice.

Se você conseguir, por favor me avise.

Mauricio Martinez Rodrigues Eiras

Mauricio Martinez Rodrigues Eiras

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 13 anos Quinta-Feira | 13 janeiro 2011 | 09:20

Olá Cláudia,
Primeiramente vc deve fazer a declaração anual de MEI, ja disponivel no site do simples nacional, opção contribuinte MEI, que deverá ser feita até 31/01/2011, relativa ao ano base de 2010. Depois vc faz o desenquandramento de MEI, tmb no site opção ja disponibilizada pela receita, atente para a declaração caso ele supere a tabela em até 20%, gerará uma guia de multa, e passara ao simples normal a partir de janeiro de 2011, caso ultrapasse os 20% o desenquadramento será retroativo a data de inicio das atividades. A jucesp orienta após o desenquadramento de MEI, a fazer a alteração normal via cadastro web. Espero ter te ajudaddo. abrçs..

Adm. Mauricio Eiras
CRA/SP 78377
MBA Gestão Financeira e Controladoria
RENNE PHILIPE HORIGUCHI

Renne Philipe Horiguchi

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 13 anos Quinta-Feira | 13 janeiro 2011 | 12:42

O que acontece se as DAS em atraso, na hora da Declaração, não forem pagas, vai dar p/ transmitir com as DAS atrasadas?

Onde houver pessoas e recursos para realizar objetivos organizacionais haverá administração".
Sandra

Sandra

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 14 janeiro 2011 | 11:50

Bom dia, O MEI ainda causa tantas duvidas que nem os orgaos publicos responsaveis nos respondem, estou com uma empresa MEI que o proprietario quer transforma em EI, (normal), mas estou com duvidas como devo proceder, não consegui entender se é so mudar a opção do SIMEI para simples, ou tem que fazer alterações na Junta comercial tambem??? Alguem pode me ajudar
Obrigada

Obrigada pela atenção.
Sandra
Mauricio Martinez Rodrigues Eiras

Mauricio Martinez Rodrigues Eiras

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 13 anos Sexta-Feira | 14 janeiro 2011 | 13:58

olá Sandra,
Tu podes ler o link acima que escrevi para a Cláudia Sesti, poderá te ajudar tmb. Se tu atentar, na consulta do cnpj no site da RFB, o codigo e descrição da natureza juridica ja consta como empresario individual (213-5). Fazer o desenquadramento do MEI, sem ele ter ultrapassado os limites pré estabelecidos pela legislação vigente, vai requerer uma análise para essa tomada de decisão, o que pode não ser viável.
abrçs.

Adm. Mauricio Eiras
CRA/SP 78377
MBA Gestão Financeira e Controladoria
ANGELO NASCIMENTO DE OLIVEIRA

Angelo Nascimento de Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 22 fevereiro 2011 | 10:14

Um EI, fez compras mensais acima de R$ 5.000,00 ( Cinco mil reais ) e não emitiu nenhuma NF. Como proceder nessa situação para fazera a declaração anual, como auferir a receita dele sem documentos comprobatórios?

Página 1 de 8

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.