x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 4.131

Dúvida sobre movimentação bancária de PJ em conta PF

Fabiane Santos

Fabiane Santos

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 1 março 2018 | 21:51

Bom dia a todos!

Estou com uma enorme dúvida, pois até então não tinha ideia do problema gerado.

Minha mãe tem uma empresa (ME), e é apenas eu, ela e meu marido. Sem saber que não podia, eu transferia o valor das entradas da empresa para minha conta pessoa física, e de lá fazia as compras para a empresa (é uma lanchonete), pagava INSS da socia (minha mãe), recolhia Imposto (Simples) ... Fazia tudo isso devido a facilidade que ja tinha de acessos online do meu banco e sem pensar nas complicações. Isso ocorreu de abril /2017 á janeiro / 2018, o total de entradas somando todos os meses foi de 104.000,00.

Só tomei conhecimento desse problema, quando participei de um curso de 12 horas no Senac, informando noções sobre contabilidade. E agora estou muito receosa de ser chamada pela Receita Federal para justificar essas movimentações em minha conta pessoa fisica.

Minhas duvidas são: Com essas movimentações atipicas e não declaradas em minha conta corrente, corro o risco de ser chamada pela Receita Federal ? Caso sim, apresentar o extrato bancário (justificando a origem) e o meu extrato com as notas de compras que ocorreram para a empresa, seriam provas validas? Ou nesse caso eu teria que pagar multa?

Desde já agradeço a todos que possam me esclarecer essas duvidas.

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 2 março 2018 | 05:14

Prezada colega de forum, esse relato seu e mais comum do que você pensa, mas esta totalmente equivocado como você já constatou, participando desse curso. E importante que o empreendedor, participe de cursos que são oferecidas, por entidade como O SENAC, o SEBRAE, FGV e outras ., com isso ele vai entendendo o mecanismo empresarial e seu funcionamento burrocratico, inclusive tem vários que são através de EAD, e a maioria totalmente gratuitos.Dito isso vamos a sua duvida propriamente e a a orientação, como a coisa já foi feita não ha o que fazer a não ser aguardar, e procurar fazer certo de agora em diante, porem se for chamada, para prestar esclarecimentos, você já expos o que terá que fazer, tanto você como a empresa de sua mãe. Talvez não caiam em malha, mas se cair a solução e essa que você mesmo entendeu e explanou tao bem para nos. Outra coisa que da muita dor de cabeça, e que muitos empreendedores praticam por desconhecer a legislação, e principalmente por não ter uma orientação de um CONTADOR, são as vendas através dos cartões de credito, são as famosas maquininhas, tem que todas as vendas através desse sistema ser oferecido a tributação, pois existe um controle diria perfeito das mesmas com diversos cruzamentos, e o famoso DECRED, pegam mole, mole. Espero ter respondido a contento suas duvidas, e um conselho de um velho profissional, assunto em que você e leiga, procure um profissional da area, e que nao seja o mais baratinho, mas o qualificado e justo em seus honorários, Boa sorte, na vida e nos negócios. Caso persista alguma duvida nos retorne, e sempre um prazer poder ajudar alguém.
Sds. Ribeiro

Ao pedinte, não de esmola, de orientação para ganhar o seu pão.

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.