x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 589

Orientações Gerais CSDP - Comunicação de Saída Definitiva do País

THIAGO PEREIRA

Thiago Pereira

Bronze DIVISÃO 2, Analista Informática
há 6 anos Terça-Feira | 6 março 2018 | 13:06

Bom dia, estou tentando decidir se preciso colocar o aviso de saida ou nao. Minha situacao é a seguinte, ano de 2017 me casei com uma cidadã americana em Agosto. Continuei trabalhando para uma empresa no Brasil durante todo o ano de forma remota, acontece que viajei MUITO aos EUA. Passei 191 dias nos EUA e 174 no Brasil. Primeiras perguntas;

De acordo com este link: idg.receita.fazenda.gov.br

que se retire em caráter permanente do território nacional, na data da saída, ou após ter decorrido 12 meses consecutivos de ausência, no caso de não ter entregado a Comunicação de Saída Definitiva do País.

que ingresse no Brasil com visto temporário e permaneça até 183 dias, consecutivos ou não, em um período de até 12 meses;

1- Eu nao fiquei 12 meses ausente do Brasil, entendo que baseado neste fato, sou residente correto?
Periodo em que fiquei fora
- 2017: Fevereiro 18 até Abril 27
- 2017 Agosto 4 até Dezembro 9
- Voltei para os EUA em Janeiro/11/2018

2- Devo fazer o aviso de saida este ano ou apenas em 2019?

3- Ouvi dizer que se fizer a Comunicacao, contas em bancos sao fechadas, isso procede?
- Meu CPF será cancelado?
- Consigo manter minha conta corrente?

4- Tive renda durante o ano de 2017 normalmente, recebendo salario no Brasil pela empresa em que estava trabalhando. Devo fazer a declaração normamente correto?

5- Estamos em periodo de Tax Returns nos EUA e irei declarar com minha esposa aqui. Quais documentos preciso e pontos relevantes para declarar Tax aqui nos EUA?

Agradeço a ajuda.

MICHAEL DA SILVA ANTUNES

Michael da Silva Antunes

Iniciante DIVISÃO 1, Desenvolvedor
há 5 anos Segunda-Feira | 21 maio 2018 | 09:19

Boa tarde.

Minha situação é semelhante a sua Thiago. Também trabalho fora do Brasil ( Portugal ) e sigo com contrato CLT com empresa Brasileira. A diferença é que não viajo, fico fixo aqui em Portugal. Neste sentido, se eu fizer a declaração, serei taxado em 25% do meu salário, então já estou pensando até mesmo em me desligar da empresa em vista deste problema.

Você resolveu o seu?

Abraço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.