x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 3.187

IRPF 2018 - como declarar rendimentos de autônomo

Noely Rocha Oliveira

Noely Rocha Oliveira

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 7 março 2018 | 18:14

Boa tarde gente,

Minha dúvida é a seguinte:

Tenho uma cliente que quer fazer a Declaração. Os rendimentos dela estão abaixo do limite de obrigatoriedade para declarar. Ela recebia R$ 1.200,00 por mês de uma PJ. Porém não houve recolhimento de INSS. A minha dúvida é: Ela declarando os rendimentos, pode dar algum problema pelo fato de não ter havido recolhimento do INSS?


Desde já agradeço a atenção!

THIAGO R J DA SILVA

Thiago R J da Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 16 março 2018 | 09:43

Bom dia,

O correto era a empresa ter recolhido os devido impostos, ele declarando poderá ser sim serem autuados perante a Receita Federal , e serem cobrados com multa e juros o imposto devido.


At,

jose bezerra conceição

Jose Bezerra Conceição

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 16 março 2018 | 10:26

Apesar de isenta ela QUER fazer imposto de renda. E faz muito bem. Ela deve precisar para alguma finalidade e estará criando condições para apresentar patrimônio futuramente.

OBSERVE ESTES DETALHES:

1 - Precisa ter o informe de rendimentos para quem trabalhou,
Com este documento ela faz a declaração. O ônus de recolher o INSS não é dela, mas DE QUEM FEZ A RETENÇÃO,

2 - Ela trabalhou sem registrar e não tem nenhum documento.
Pode até não recolher o INSS, declarando em "serviços prestados a pessoas física"
Se ela "quiser" mesmo declarar, o risco é dela, conforme citado pelo Thiago.

sds
José Bezerra

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.