x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 29

acessos 85.603

CBO - Codigo Brasileiro de Ocupação

MARCOS DE OLIVEIRA

Marcos de Oliveira

Prata DIVISÃO 5, Encarregado(a) Pessoal
há 14 anos Sexta-Feira | 25 setembro 2009 | 18:04

Caros colegas temos o cargo de expedidor "empregado que faz conferencia e despacha os produtos móveis", como não consta na CBO este cargo, qual se deve utilizar, qual o código vcs usam para este cargo?
Obrigado

JULIANA PIAZZENTINI

Juliana Piazzentini

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 14 anos Sábado | 26 setembro 2009 | 08:33


4141-05 - Conferente de Mercadorias

Recepcionam, conferem e armazenam produtos e materiais em almoxarifados, armazéns, silos e depósitos. Fazem os lançamentos da movimentação de entradas e saídas e controlam os estoques. Distribuem produtos e materiais a serem expedidos. Organizam o almoxarifado para facilitar a movimentação dos itens armazenados e a armazenar.

Eu acho que esse estaria bem proximo, SEm mais

Bruna Rodrigues

Bruna Rodrigues

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 14 anos Segunda-Feira | 28 setembro 2009 | 16:48


Olá pessoal,
estou com duvidas no CBO de balconista (de padaria),
qual devo usar não achei na lista de CBO,
desde ja
obrigada

"Ninguem é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar".
Ana Brandao

Ana Brandao

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 20 julho 2010 | 08:52

Bom dia Pessoal.
Tbém tenho uma dúvida tenho de registrar um funcionário com a função de mecânico borracheiro, qual é o cbo mais apropriado já que mecânico de equipamento pneumático o cliente não achou correto.Podem me ajudar.
Abraços

Henrique Molonha

Henrique Molonha

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 13 anos Terça-Feira | 20 julho 2010 | 09:50

Ana, seguinte você pode usar a CBO 9921-15
Qualquer duvida consulte o site do Ministério do Trabalho, lá segue listado todas as funções existentes e até sinônimos das mesmas.
Com descrição e tudo.
Mas se mesmo assim ouver dúvida liga pra sindicato.
;D

Ale Estrela

Ale Estrela

Bronze DIVISÃO 5, Sócio(a) Proprietário
há 13 anos Segunda-Feira | 2 agosto 2010 | 20:06

Boa noite amigos do site,

Tenho a mesma dúvida amigos, para uma padaria como colocar a função atendente ou balconista e qual o piso salarial? O enquadramento do sindicato seria o do comércio varejista mesmo?

At,

"Se quer viver uma vida feliz, amarre-se a uma meta, não as pessoas nem as coisas!"
Ale Estrela☆
Leila

Leila

Prata DIVISÃO 5, Não Informado
há 13 anos Quarta-Feira | 4 agosto 2010 | 10:52

Alessandra,

Atendente de Padarias
CBO 5211-10

Eu enquadro no sindicato das indústrias de alimentação, mas verifique com o sindicato da sua região.

Carlos Roberto

Carlos Roberto

Bronze DIVISÃO 5, Encarregado(a) Pessoal
há 13 anos Quinta-Feira | 12 agosto 2010 | 13:36

Boa tarde pessoal, preciso de um código CBO mais apropriado para trabalhadores cuja única função é montar albuns de fotografias, ou seja, reunir as fotos tiradas de um evento, de uma formatura p. ex. em um album fotográfico.

CLÁUDIA KIYOMI OHIRA

Cláudia Kiyomi Ohira

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 13 anos Quinta-Feira | 12 agosto 2010 | 23:51

Sou estudante do curso Técnico em Contabilidade e estou desenvolvendo o meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

O meu projeto é a abertura de uma chocolateria.

Não consegui encontrar o CBO para "chocolateiro".

Seria um funcionário que produz trufas e bombons artesanais, o mais próximo que achei foi confeiteiro... será que posso usar esse mesmo ou tem algum mais específico para quem trabalha com chocolate?

Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 13 agosto 2010 | 10:16

Olá, bom dia a todos.

Gostaria de saber a data em que o CBO de Servicos Gerais foi alterado. Precisamos dessa data para alteração na carteira. Obrigada!

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.
Elisabte Gonçalves

Elisabte Gonçalves

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 13 anos Segunda-Feira | 27 dezembro 2010 | 15:21

Funcionário que trabalha em loja de comércio de materiais para construção, e que tem a função de serviços gerais, ou seja, ele não tem função definida, pois até pedras ele quebra, resumindo faz tudo geral.
Qual é o seu CBO? de uma vez que não existe mais o de serviços gerais.
Tenho esta dificuldade toda vez que registro um funcionário desta empresa, acabo colocando todos em auxiliar de almoxarifado, porém, sei que não é o CBO correto.
Se alguém puder responder em meu e-mail, agradeço muito a ajuda.

@Oculto

Muito Obrigada a todos!

bety

José Bonifácio

José Bonifácio

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 13 anos Domingo | 23 janeiro 2011 | 14:03

Amigos e amigas... por favor me ajudem!

Funcionário fez exame de admissão com função de ELETRICISTA DE MOTORES e terá o salário de 1.000,00. Eu não achei essa função na CBO.

Como a empresa tem funcionários registrados como eletricista de manutenção com salário de 1.500,00 eu não sei como proceder...

Se alguém puder me dar uma ajuda eu fico muito grato. Preciso de um CBO pra registrar ele e que não seja o de eletricista de manutenção, porque os empregados como eletricista de manutenção tem salário maior. Não sei como sair desse aperto... Estou com dificuldade pra definir isso.

O cliente inventa os nomes pra pagar salário diferente, me envia o exame de admissão com o nome que ele criou e aí na hora de achar CBO a bomba fica em cima de mim..... é difícil, né?

Obrigado meus amigos!

"O SENHOR está comigo entre os que me ajudam" (Salmos 118:7)
Ana Karoline Ferreira Tomaz

Ana Karoline Ferreira Tomaz

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 13 anos Segunda-Feira | 18 abril 2011 | 16:04

Jéssica

A Classificação Brasileira de Ocupações - CBO, instituída por portaria ministerial nº. 397, de 9 de outubro de 2002, tem por finalidade a identificação das ocupações no mercado de trabalho, para fins classificatórios junto aos registros administrativos e domiciliares. Os efeitos de uniformização pretendida pela Classificação Brasileira de Ocupações são de ordem administrativa e não se estendem as relações de trabalho. Já a regulamentação da profissão, diferentemente da CBO é realizada por meio de lei, cuja apreciação é feita pelo Congresso Nacional, por meio de seus Deputados e Senadores , e levada à sanção do Presidente da República.

A CBO é o documento que reconhece, nomeia e codifica os títulos e descreve as características das ocupações do mercado de trabalho brasileiro. Sua atualização e modernização se devem às profundas mudanças ocorridas no cenário cultural, econômico e social do País nos últimos anos, implicando alterações estruturais no mercado de trabalho.

Karoline Ferreira
LEDUARDO DA SILVA

Leduardo da Silva

Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 29 fevereiro 2012 | 14:18

Boa Tarde,Pessoal estou com uma duvida cruel olhe o proprio sindilojas nao informa se a empresa nao se filiar a eles,a empresa e mei e nao esta interessada em se filiar,estou em busca de enquadrar um balconista ou uma vendedora de loja de roupas em sp,qual sindicato,o salario acredito ser 654, cbo 5211.. horario de trabalho,em sp se colegas soubem pstem aqui agradeço,boa tarde.

Mauricio

Mauricio

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 20 julho 2012 | 23:05

Pessoal, boa noite!! Uma duvida sobre o CBO. A nossa colega acima (Leila) colocou a opção de: "Atendente de Padaria" cbo. 5211-10, porem, esse cbo está registrado como: "Vendedor de comércio varejista". A minha duvida é se tem algum problema cadastrar um funcionário com o cbo "5211-10 - Vendedor de comércio varejista" e colocar na carteira como "Atendente de Padaria" ou "Atendente de Mini Mercado". Digo, se futuramente pode dar algum problema a descrição de um cbo diferente com que está registrado na cpts??

Att,
Mauricio

Danielle Alvarenga

Danielle Alvarenga

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 11 anos Sexta-Feira | 20 julho 2012 | 23:39

Boa noite, Mauricio.... Então, um tempo atrás também tive dúvidas quanto a colocação da função estar ou não exatamente como CBO, devido a forma de fazer o registro, então fiz uma consulta diretamente no site do MTE, quanto a esse detalhe. E vou te passar exatamente o que eles me responderam.

"Prezado(a) Danielle Beatriz N.Alvarenga,

Sua solicitação foi atendida. Segue a resposta para sua solicitação:INFORMAMOS QUE NÃO É NECESSÁRIO UTILIZAR OS MESMOS NOMES DAS OCUPAÇÕES PARA OS CARGOS E FUNÇÕES NAS EMPRESAS. OS NOMES NA CBO SERVEM APENAS PARA DIRECIONAR AS BUSCAS. O IMPORTANTE É SEMPRE ANALISAR AS ATIVIDADES.
Atenciosamente,
Equipe CBO.

Espero ter ajudado. Bom final de semana.

Att

"Agir corretamente quando está sendo observado é uma coisa;
A ética, porém, está em agir corretamente quando ninguém está observando."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.