x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 7

acessos 38.782

Funcionário Publico pode ser MEI ?

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Sábado | 10 março 2018 | 21:08

Ola atualmente sou MEI e como os negócios não vão tão bem, eu estou estudando para concurso publico e mim veio a duvida.

Terei que da baixa no meu MEI para poder toma pose em cargo publico ou poderei continuar como MEI e toma pose em cargo publico ??

Leandro Abreu Rosa

Leandro Abreu Rosa

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 6 anos Domingo | 11 março 2018 | 07:43

Walisson Bispo Lima bom dia !!

Há previsão legal (Lei 8.112/90) proibindo ao servidor público em atividade de ser empresário, portanto, esta categoria não se enquadra como MEI. O pensionista se não for servidor público em atividade e não tiver aposentadoria por invalidez, poderá ser MEI, não há impedimento.

Funcionário público só pode participar de empresas como sócio cotista, sem poderes de administração ou gerência.

Dessa forma, você não poderá inscrever-se no MEI, enquanto funcionário público.

E - mail: [email protected]
(011) 95218-6622 (TIM e Whatsapp)
(011) 4566-0872 (Fixo)

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Quarta-Feira | 21 março 2018 | 00:06

Pelo que entendi quando eu passar em um concurso publico terei que se ver no Estatuto do Funcionário para saber se tenho ou não que da baixa no MEI para tomar pose ao cargo publico!

juliana

Juliana

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 21 março 2018 | 08:03

Wallison, bom dia!

Depende do regime e das características do cargo/emprego público. Existem cargos/empregos que já proibem, outros se omitem. A lei 8.112/90 Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, mas acaba por ser aplicada em outros esferas também.