x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 56.302

Inscrição Estadual no RJ para MEI

RODRIGO HAROLDO SANTOS RAMOS

Rodrigo Haroldo Santos Ramos

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 12 março 2018 | 14:31

Boa tarde.

Sei que esse assunto já foi abordado outras vezes, mas estou precisando de uma resposta definitiva dos caros colegas, quanto, a ser possível ou não obter-se inscrição estadual para uma empresa enquadrada como MEI no estado do Rio de Janeiro.
Obtive opiniões diversas e divergentes sobre poder ou não obter a I. E.
Desde já agradeço a colaboração de todos.

Obrigado.

Lais Santana

Lais Santana

Iniciante DIVISÃO 1, Operador(a) Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 25 abril 2018 | 14:40

Estou com a mesma duvida. Eu sei que para MEI enquadrados no SIMEI é vedada a obtenção de Inscrição estadual, conforme art. 33 da Parte III da Resolução SEFAZ nº 720/14 No Estado do Rio de Janeiro , o MEI não possui inscrição no CAD-ICMS.

A minha duvida é, se eu me desenquadrar do SIMEI, e me tornar MEI tributado pelo simples nacional, poderei tem Inscrição estadual?

Daniel Garcia

Daniel Garcia

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 25 abril 2018 | 15:04

Lais Santana,

Devemos separar as definições de MEI, Simples Nacional (SIMEI) e Empresário Individual.

- Empresário Individual é uma natureza jurídica, tal como as outras, a saber, LTDA, EIRELI, S/A, etc;

- MEI é um Empresário Individual que fatura até R$ 81.000,00 por ano e que está enquadrado no SIMEI (Simples Nacional para MEI, a grosso modo).

Portanto, respondendo seu questionamento, o MEI (Empresário Individual que fatura até R$ 81.000,00 por ano e que está enquadrado no SIMEI) está impedido de obter Inscrição Estadual no Rio de Janeiro.

Caso o Empresário Individual se desenquadre do SIMEI, passando a ser um Empresário Individual tributado pelo Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real, aí sim ele poderá requerer sua Inscrição Estadual.

Espero ter ajudado.

At.,

Daniel Garcia
Garcia & Paiva Assessoria Contábil
--
* Legalização de empresas;
* Atendimento ao MEI;
* Serviços contábeis;
* Planejamento tributário.

* (21) 96920-2877
* [email protected]
* [email protected]
Daniel Garcia

Daniel Garcia

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 1 novembro 2018 | 12:52

Cristian Alen,

O MEI é impedido pela legislação do Rio de Janeiro a obter Inscrição Estadual.

Caso precise efetuar emissão de notas fiscais de suas vendas, coisa que não é obrigada, basta cadastrar-se no site da Nota Fiscal Avulsa Eletrônica RJ (NFA-e RJ) e emitir o documento desejado.

At.,

Daniel Garcia
Garcia & Paiva Assessoria Contábil
--
* Legalização de empresas;
* Atendimento ao MEI;
* Serviços contábeis;
* Planejamento tributário.

* (21) 96920-2877
* [email protected]
* [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.