x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 560

Contribuinte em outro estado

LORENA CECILIA

Lorena Cecilia

Prata DIVISÃO 2, Analista Tributos
há 6 anos Segunda-Feira | 19 março 2018 | 13:55

Boa tarde! Elcimar,

Verifique o que menciona esse artigo;

link: asseinfo.com.br

O DIFAL pode ser recolhdio através de uma GNRE
Toda vida que você emitir uma NF-e, você deve entrar no site do estado de destino e gerar uma guia GNRE para o DIFAL e outra para o FCP, caso haja. Depois você precisa efetuar o pagamento e anexar uma cópia ao DANFE antes de despachar a mercadoria.

Este é o pior método, pois você terá que fazer isso para cada NF-e emitida. Sem contar que você já está pagando o imposto antes mesmo da mercadoria sair da sua empresa.

Através da inscrição estadual de substituto tributário
A maior parte dos estados permite que sua empresa tenha uma inscrição estadual especial, na qual a burocracia para adquirí-la é bem reduzida – é a inscrição estadual de substituto tributário.

Com esta inscrição você não precisa se preocupar em emitir as GNREs para cada NF-e. No final do mês o seu contador pode entrar no site da UF de destino e fazer a apuração de quanto você precisa pagar. Além de ser mais simples, você ganha um prazo para pagar.

Este é o método que dá mais trabalho no começo, mais ao longo do tempo é muito vantajoso.

Elcimar Ferreira de deus

Elcimar Ferreira de Deus

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 6 anos Segunda-Feira | 19 março 2018 | 17:59

Boa tarde Lorena,
Quanto a inscrição de Substituição Tributária já tenho prática. É muita burocracia para conseguir porém é bem pratico o recolhimento.
Após o deferimento tenho um numero de inscrição que deve ser impresso no DANFE.

O que me deixou com dúvida é:
Existe ou inscrição somente para recolhimento de DIFAL ?

Comecei uma operação de e-commerce e solicitei ao meu contador abrir inscrição nos estados. Tive um retono
dele com comprovante de inscrição de contribuinte muito rápido do estado de MG, SC, porém não tem numero de IE
para colocar no DANFE.
Questionei meu contador porque não tinha numero? Ele respondeu que para DIFAL não precisava o controle é feito por CNPJ
achei muito estranho.

Att

Ferreira

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.