x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 664

DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA 2018 - veiculo

Afonso José Martins Pessoa Neto

Afonso José Martins Pessoa Neto

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 13 março 2018 | 12:51

Pessoal, boa tarde.

tenho uma colega que adquiriu um carro em 2017, porém ela é bolsista PROUNI e me fez um questionamento se caso ela declarasse o veiculo na DIRPF ela perderia o direito da bolsa. Por não possuir muito conhecimento sobre esse caso, fiquei de responde-la.

A intenção dela é não declarar o veiculo, creio eu que está totalmente errado.

Algum de vocês conseguiria me auxiliar com essa pergunta? Ah, se possível indicando as bases legais que determina as obrigatoriedades.


Obrigado.

THIAGO R J DA SILVA

Thiago R J da Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 16 março 2018 | 08:36

Bom dia,
Primeiro sim ela tem que declara o veiculo,pois simplesmente esta ligado ao CPF dela, e também com que recursos ela conseguir comprar o carro, referente a bolsa ela deve declarar na ficha de Rendimentos Isentos e não Tributáveis o valor concedido, algumas instituições fornecem Informe de Rendimentos sobre o bolsista.

Também é preciso analisar se ela ficou obrigada a declarar o DIRPF, analise bem o caso, pois cada cliente tem suas particularidade.

At,

Nathalia Antunes

Nathalia Antunes

Bronze DIVISÃO 1, Analista Administrativo
há 6 anos Terça-Feira | 20 março 2018 | 14:43

Bom, Afonso José Martins Pessoa Neto ele só precisa declarar se atingir rendimento superior a R$ 28.559,70, o veículo tem que ser declarado. Se não me engano o PROUNI é aceito com base na renda per capita e não por bens.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.