x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.195

ir 2018 - plano de saúde

MARCELO RUFINO

Marcelo Rufino

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 15 março 2018 | 13:57

OLÁ AMIGOS, tenho a seguinte situação:

Tenho um plano de saúde empresarial onde pago 80% e o restante e pago pela empresa em que trabalho. Ela paga o valor integral do meu plano e é descontado em folha o valor referente a minha parte (80%) .

Como devo fazer o lançamento desta despesa na minha declaração de IR?
01 - Devo lançar informando que paguei os 80% para a empresa que trabalho informando seu Nome e CNPJ ? ou
02 - Devo lançar informando que paguei os 80% para a operadora do plano de saúde? obs (não paguei diretamente para ela!)
03 - E o que colocar no campo de observações?

Como devo lançar e informar para quem fiz o pagamento??

Obrigado desde já!

Luiz Mauricio Rodrigues de Almeida

Luiz Mauricio Rodrigues de Almeida

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 15 março 2018 | 15:54

Marcelo Rufino,
Boa tarde.

Inclua somente o valor que é arcado por você, no caso, os 80%.

Nessa situação você vai colocar o CNPJ do próprio Plano de Saúde. Solicite a ele o informe de rendimentos para você ter um documento comprobatório de que paga o plano.

Espero ter ajudado.

Att,

Luiz Mauricio Rodrigues de Almeida
Consultor Tributário e Contábil
Contador - CRC GO nº 24.586/5-O

e-mail: [email protected]
MARCELO RUFINO

Marcelo Rufino

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 15 março 2018 | 17:30

Olá Luiz, obrigado pela ajuda!!! :)

Então, acabei de pedir o informe de rendimentos para a operadora do plano e me enviaram esta mensagem:

"Aviso

Informe não disponível.

W000006544 - Valores de contribuição/coparticipação mensal, são apresentados no informe de rendimentos fornecidos por sua empresa ou Adm. de Benefícios (coletivo por adesão). "

Resumindo: Se eu lançar com CNPJ da administradora, ela provavelmente vai informar que paguei R$ 0,00. Assim, corro o risco de cair na malha fina!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.