x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 581

Lançamento contábil para Empréstimo

Kelly Daiane Padilha

Kelly Daiane Padilha

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 15 março 2018 | 14:28

Boa Tarde,

Sou nova no fórum, não sei se alguém já pediu auxilio referente a contabilização de empréstimo.
Estou começando a trabalhar em um escritório de contabilidade e tenho em mãos um contrato de crédito, referente um empréstimo feito no valor de 20.000, com numero de parcelas:30 mas para o cliente pagar no final com juros o valor de 31.613,40.

Efetuei os seguintes lançamentos

d: juros s/ financiamento (R) R$ 11.613,40
d: Banco (A) R$ 20.000,00

Mas estou travada na forma de como lançar as contas credoras dos financiamentos CP E LP




Anderson Almeida

Anderson Almeida

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Fiscal
há 6 anos Quinta-Feira | 15 março 2018 | 15:40

Boa tarde Kelly,
A contrapartida dos lançamentos que você fez será:

C - Empréstimos à pagar (Passivo circulante), aqui você colocará o valor proporcional de parcelas de 12 meses
C - Empréstimos à pagar (Passivo não circulante), o valor proporcional das parcelas dos outros 18 meses

E, toda virada de mês você irá transferir uma parcela da conta não circulante para a circulante. Outra questão Kelly, é que respeitando o princípio da competência, o valor do juros deveria ser apropriado mensalmente, ao invés de ser lançado o total de uma vez

Espero ter ajudado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.