x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 10.812

MEI - pro labore, distribuição de lucro ou escrituração contábil

Rodrigo barros

Rodrigo Barros

Bronze DIVISÃO 2, Tosador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 15 março 2018 | 18:35

Boa tarde! Caso alguém consiga sanar alguma dúvida agradeço muito, já fui em 3 contadores e cada um me passa uma informação. Dei uma boa lida por todo esse forum e claro que ainda estou muito confuso.

Sou MEI e pretendo sempre declarar uma renda bruta total (81 mil).
Logo, 32% sou isento de tributação —> 25.920 reais.
Supondo que sobrou 55.080, pois nao tenho gastos.
Como nao tenho contador, preciso tributar 55.080, devido o lucro presumido.
Qual valor de imposto eu pago sobre isso?
E para evitar ser cobrado dessa maneira, quais dessas opções é melhor para mim:
1- Criar um pro labore para mim desse valor
2- Utilizar no final do ano como distribuição de lucro
3- Ter uma escrituração contábil para eles comprovarem que meu lucro é de 100% e nao apenas 32%
4- Ter uma profissão extra como autônomo, pagar na prefeitura a taxa de autônoma da profissão, e o excedente jogar nela

Obs: eu possuo outra fonte de renda. Então caso necessário e viável, poderia por exemplo ser autônomo também e jogar o excedente para autônomo (Porém pelo que li nao vale a pena, uma vez que a taxa de imposto junto com registro para autônomo que teria que pagar ficar tudo muito alto).

E independente de qual das 3 opções seja a melhor, quais as implicações pro e contra de cada uma delas?

Pelo que entendi:
Opção 1-> Tendo um pro labore de 55.080 (4.590/mês), meu valor de INSS seria sobre esse pro labore (11% em cima de 4.590/mês). Porém, se um dia eu precisar comprovar renda, seria uma boa opção.
Opção 2-> Eu posso simplesmente declarar como distribuição de lucro ou para isso eu preciso da escrituração de contabilidade ?
Opção 3-> Talvez ela faca parte da opção 2, isso que me deixou confuso. Mas caso seja coisa separada, se eu optar por ter essa escrituração contabil, a vantagem é que posso considerar ter lucro de 100% ao invés de 32% e nao ser tributado ! Porém terem o custo mensal de um escritório de contabilidade e terei mais burocracias no meu dia a dia, pois terei que saber quem me pagou e quanto. Se for isso mesmo, qual o valor medio para contabilidade cobrada para um MEI (apenas para efeito de uma ideia de valores para saber qual lado compensa mais), e quais burocracias (dados dos clientes) eu precisarei ter (já li sobre livro caixa e contabilidade completa, porem nao entendi nada).
Opção 4 -> Creio ser a pior de todas. Pois me enquadraria no setor V (17% se nao me engano), e jogando um pro labore de 28% caio pro setor III e fico de 7%.

Desculpem mil perguntas, mas é por estarem tão interligadas, nao consegui de forma esclarecedora encontrar as respostas no site do separe, do mei, e nos tópicos aqui. Mas de tanto ler já aprendi muito, o que fez perceber que nao sei nada Hehe, e ha muitas divergências de opiniões e interpretações ate entre colegas da area!

Muito Obrigado!

Camila Macedo

Camila Macedo

Prata DIVISÃO 1, Coordenador(a) Fiscal
há 6 anos Quinta-Feira | 15 março 2018 | 22:16

Olá, se vc declarar renda de 81.000,00 em 2017 terá que pagar o excedente, que dá mais ou menos 6% sobre o valor excedido.
Se for pra 2018, esta ok.

Na minha opinião a melhor opção é distribuir 100% do lucro. Pelo menos é isso que oriento meus clientes MEI. O problema é que os clientes querem o bônus sem pagar o onus, então são poucos que fazem a escrituração.
Com a escrituração vc consegue provar que seu lucro não foi de 32% e sim, 98% digamos assim.

Vc ate pode simplesmente declarar lucros recebidos, mas se cair em malha fina tera que apresentar a escrituração.

Estou fazendo a escrituração de uma cliente MEI, a única despesa dela é o DAS mensal, ou seja, quase tudo é lucro. Estou cobrando 60,00 por mes, ou seja, referente ao ano passado da 600,00. Mas o dela era bem complicado, movimentação em 4 bancos... um trabalho grande. De lambuja leva a declaração.

Ah sobre esses valores que passou, o IR a recolher será de R$ 2.352,00

Rodrigo barros

Rodrigo Barros

Bronze DIVISÃO 2, Tosador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 15 março 2018 | 22:30

Olá Camila!
Primeiramente muito obrigado pela resposta.
Você tem e-mail ou telefone para que eu possa entrar em contato?
Estou à procura de alguém de fato para cuidar para mim dessa parte, pois para ser bem sincero eu não entendo nada e não tenho tempo e paciência para cuidar de nota fiscal e burocracias (foi um dos motivos por eu ter optado pelo mei) .

E para eu aprender mesmo e conhecer mais sobre minhas obrigações , caso alguém mais tenha considerações para fazer eu agradeço muito!

Att, Rodrigo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.