x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 2.553

Inventário SPED-Fiscal

CAMILA SALLES GUERRA

Camila Salles Guerra

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 19 março 2018 | 12:38

Boa tarde, estou com a seguinte dúvida: estou para enviar o SPED Fiscal, referente à 02/2018 declarando o inventário de 12/2017, porém tem um produto que está com saldo negativo, não deixando validar o meu arquivo. Eu não sei o que fazer, pois se eu excluir esse saldo negativo, não irá fechar com o meu saldo na contabilidade em 12/2017, (já encerramos 2017). E se eu deixar o saldo negativo meu arquivo não valida.
Vi um artigo sobre fazer uma nota fiscal de entrada para o próprio contribuinte com o CFOP 5.927, porém não entendi como isso resolveria o meu problema, já que o inventário é referente à 12/2017.
Empresa Lucro Real, SP.

Obrigada a todos.

Daniel Soares

Daniel Soares

Prata DIVISÃO 2, Gestor(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 21 março 2018 | 10:07

Bom dia.
O cfop 5.927 trata de baixa de mercadorias em descarte, o que realmente poderá ajustar seu estoque. Mas o inventário a ser informado é de 12/2017, se emitir uma nota hoje, não terá como corrigir o estoque deste período (12/2017) pois vai ocorrer uma baixa em seu estoque atual.
Pesquisa pra ver se existe um ajuste manual com uma observação em sua contabilidade.

Atenciosamente,
Daniel Soares

E-mail: [email protected]
DANILO CARDOSO

Danilo Cardoso

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 6 anos Quarta-Feira | 21 março 2018 | 10:32

Camila, bom dia.
A principio não deve existir estoque negativo, a empresa deve manter um controle minucioso do que tem em seu estoque, uma vez que valor negativo em saldo de estoque é algo que ocorre por alguma operação que deixou de fazer, como por exemplo uma possível devolução que não foi contabilizada, dentre outros;
Valores negativos não irão mesmo validar o Sped Fiscal, bloco H;

Camila Maia

Camila Maia

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 6 anos Quarta-Feira | 21 março 2018 | 10:32

Camila Salles Guerra, quando fui entregar também tive este problema.
Como o estoque da empresa ainda não está 100%, não considerei os produtos com saldo negativo, e depois analisei item a item pra ver se não havia nenhuma incoerência; entreguei desta forma.
Também, fui orientada que no momento de entregar o Contábil, irei fazer o mesmo ajuste.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.