x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 770

Duvidas sobre retificacao do IRPF

Ricardo Ferreira

Ricardo Ferreira

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 20 março 2018 | 10:32

Eu moro na Australia e ano passado eu fiz minha declaracao do IRPF daqui, visto que trabalhei no Brasil ate julho de 2016.

Porem, a contabilidade da empresa onde trabalhei passou o meu Comprovante de Recebimentos com valores distintos ao que a empresa declarou.

Entao, eu cai' na malha fina e preciso atualizar no sistema E-CAC os valores, cadastrando os mesmos valores que a minha antiga empresa declarou.

Porem, a empresa onde trabalhei me informou que nesse periodo eles cancelaram o contrato com a empresa de contabilidade e que o antigo contador esta enrolando em passar os valores corrigidos.

Pelos meus calculos, entendo que os valores que declarei sao os que estao INCORRETOS. Entao, ate para facilitar o processo, devo atualizar os meus valores no E-CAC de acordo com o que a empresa declarou seria o caminho mais simples. Mas precisaria ter acesso a esses valores declarados pela empresa.

Portanto gostaria de tirar duas duvidas:

1. Diante do fato de que a empresa que trabalhei nao esta empenhada o suficiente para me passar os valores corrigidos, e' possivel eu obeter informacao sobre os valores (contribuicao previdenciaria, 13o salario, IRRF sobre 13o) que a empresa declarou sobre mim (ex funcionario) sem depender da empresa ou da contabilidade que ela tinha contrato?
Pois preciso somente desses 3 valores.

2. Qual argumento legal (se e' que existe...) que posso usar para pressionar a empresa onde trabalhei a me pessar os valores corretos?
No site da fazenda encontrei apenas uma informacao que diz que havendo divergencias de valores declarados e' para recorrer ao agente pagador. Mas gostaria de um respaldo juridico para cobrar isso da empresa.
Ja perguntei para alguns advogados e os mesmos me sugeriram perguntar isso a um contador experiente.

PS: Eu ja acessei no E-CAC a area "Restituição e Compensação", depois em "Extrato do processamento da DIRPF", mas eu so consigo visualizar a minha declaracao como uma pendencia e com a opcao de ser alterada. Nao consigo ver os valores declarados pela empresa.

Obrigado

CLÁUDIO ANTÔNIO DA SILVA

Cláudio Antônio da Silva

Ouro DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 20 março 2018 | 10:37

Ricardo Ferreira

A única opção mesmo é você conseguir os dados com a empresa ou com o antigo contador, neste caso, muita paciênica e cordialidade, pois tanto a empresa quanto o contador, não parecem estar de boa fé para te passar o valor.

Cláudio Antônio da Silva
CRIATIVA Contabilidade Ltda
WhatsApp Business (51) 986320450
[email protected]
---
Contabilidade para Igrejas
Emissão de Certificado Digital
---
Empresa Associada à Contadores S/A
Empresa Membro do ICBR | Instituto dos Contadores do Brasil
jose bezerra conceição

Jose Bezerra Conceição

Prata DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 20 março 2018 | 18:39



Boa tarde, Ricardo.

A fonte abaixo esta no site da receita federal, onde voce baixou o programa para seu IR.


"Mas precisaria ter acesso a esses valores declarados pela empresa."


Consultar: Rendimentos Informados por Fontes Pagadoras

Arrecadação, Cadastros e Atendimento — publicado 05/12/2016 16h33, última modificação 27/10/2017 12h10


Consultar Rendimentos Informados por Fontes Pagadoras

Descrição Consultar informações de rendimentos apresentadas por fontes pagadoras de pessoas físicas e jurídicas na Dirf (Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte).

Público alvo Pessoa Física e Pessoa Jurídica


Formas de atendimento: "Certificado Digital"


Mais informações Orientações gerais sobre o serviço


Se voce tiver"certificado digital" consegue acessar o que a empresa informou a RECEITA.

Outra forma é fazer uma procuração e pedir para algum "parente" ou profissional ir a RF aqui no Brasil. De repente voce deixou uma procuração com alguém para resolver seus assuntos aqui no Brasil...

sds
José Bezerra

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.