x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 5.476

Declaração de Espólio

ERICA

Erica

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 20 março 2018 | 12:17


Bom dia, prezados colegas!

Estou com algumas dúvidas em como declarar o espólio da minha sogra. Ela faleceu em 08/2017 e o inventário dela foi lavrado em 11/2017, fizemos por meio de escritura pública. Ela não entregava a declaração de ajuste anual de IRPF. Ela era isenta. Em 2011 ela e meu sogro compraram um apartamento financiado por alienação fiduciária. Somente meu sogro entrou com a renda, mas o apartamento é 50% dela e os 50% do meu sogro. Os 50% dela foram transferidos para os filhos e seus respectivos cônjuges. O imóvel ainda está sendo pago. Sendo assim, na declaração de imposto de renda do meu sogro, no campo situação em 31/12/2016, eu informei as parcelas que foram pagas durante o ano calendário somadas aos valores pagos dos anos anteriores. Minha dúvida é: Qual valor informarei no campo situação na data da partilha e valor de transferência? Uma vez que, no inventário foi informado o valor de R$ 100.000,00 para o apartamento. E o valor de aquisição do imóvel foi de R$ 95.000,00. Outra dúvida, ela recebeu 1/6 da parte da casa do pai dela como herança por meio de inventário também, sendo que a parte dela do imóvel não foi declarado no imposto de renda. Será necessário enviar uma declaração de IRPF da minha sogra informando este imóvel para depois entregar a declaração final de espólio? Ou retifico a declaração do meu sogro, mencionado este imóvel? O valor que consta no inventário é de R$ 80.000,00, mas acho que na época o valor da parte que cabe a cada herdeiro foi menor. Agradeço a todos que puderem me orientar. Não quero fazer errado.


Att.,

Érica.

Termy Ferreira de Lima

Termy Ferreira de Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 17 abril 2018 | 17:33

Prezados colegas, ao transmitir uma DIRPF/2018 onde o contribuinte faleceu em 03/12/2017, preenchi todos os campos, acho que, corretamente, com citação da esposa e dependente, ela própria, no caso aqui um filho identificado como inventariante, dados todos corretos, não transmite e dá a seguinte mensagem: "Erro! Validador IRPF 2018 a transmissão não foi concluída C30 - A Declaração do CPF 000.000.000-00 não pode ser entregue, pois é incompatível com a informação de óbito existente no cadastro CPF - Compareça a uma unidade da Receita Federal para esclarecimentos que possibilitam a entrega dessa declaração." O problema é que a Receita Federal aqui perto são 230 km. Alguém já teve esse problema?

Skype termy.ferreira
Termy Ferreira de Lima

Termy Ferreira de Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 17 abril 2018 | 17:48

Valter Arruda, não havia colocado e não sabia também que deveria colocar, mas agora coloquei e deu certo a transmissão, agradeço a atenção e ajuda, estou desde cedo tentando resolver e não tinha chance. Sou grato a ajuda no colega.

Skype termy.ferreira

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.