x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 6.158

Contabilização de obrigaçãoes pagas por outra emp

LUCIANA

Luciana

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 29 setembro 2009 | 14:21

Boa tarde, trabalho em uma empresa que terceiriza todo o seu financeiro, ou seja uma outra empresa recebe as mensalidades da minha empresa e paga toda as suas contas e depois repassa o que sobrou...entao gostaria de saber como faço para contabilizar esse fato, ja que outra empresa que administra o meu dfinanceiro

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2009 | 08:15

Bom dia Luciana!

Esta situação deve ser bem controlada e documentada para que se possa contabilizar e demonstrar o que realmente ocorreu na empresa.
O fato de estar terceirizado o serviço não tira a responsabilidade da empresa de pagar e receber duas contas.

Observe que todas as notas fiscais, receitas ou despesas são emitidos em nome da empresa, portanto devem ser contabilizados normalmente na empresa pois os direitos e obrigações continuam pertencendo à empresa.

Deve ser emitido uma nota de prestação serviços pela empresa que terceirizou os serviços por estes serviços prestados mensalmente e que será contabilizado como Serviços Prestados Por Terceiros pela tomadora.

Esta empresa deve prestar contas de todos os recebimentos e pagamentos para que se possa contabilizar o livro caixa bem como as despesas e receitas corretamente, juntamente com todos os documentos desta movimentação.

Se continuar alguma dúvida volte a postar deste topico.

Saudações..

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
LUCIANA

Luciana

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2009 | 08:46

Bom dia Gilberto, muito obrigado pela sua resposta, mais ainda ficou uma duvida, como faço para contabilizar todos esses fatos? Quais seriam os lançamentos?
Obrigada pela atenção

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2009 | 09:32

Luciana, esta empresa deve ser contabilizada normalmente como nas demais empresas.
Como eu disse, o fato da terceirização não altera a forma de contabilização, desde que as notas fiscais e todos os demais documentos sejam emitidos em nome da empresa.
Toda a movimentação financeica pelo caixa, bancos e as despesas e receitas em suas contas correspondentes.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Rafael

Rafael

Prata DIVISÃO 3, Perito(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 22 outubro 2010 | 10:46

desculpe desenterrar este topico mas faz parte da minha dúvida.

gostaria de saber como proceder quando uma empresa compra outra de porta fechada e nos dois primeiros meses apos a venda para a nova empresa compradora e os documentos como, aluguel, telefone, agua etc... estão em nome da empresa antiga.

na prática as despesas em nome da empresa antiga são e foram pagas pela nova empresa, entao eu poderia contabilizar as despesas da empresa que vendeu o ponto no movimento contabil da empresa nova?

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Domingo | 30 janeiro 2011 | 15:23


Rafael, boa tarde.

O novo proprietário não pode dormir no ponto, sendo que logo após a compra, deveria ter atualizado as titularidade dessas contas para o nome da nova empresa.

Imaginando que o caso por voce relatado tenha se tratado de uma alteração contratual (e não uma constituição), não vejo maiores problemas na contabilização das respectivas despesas, tendo em vista que não mudaram os números cadastrais, CNPJ especialmente, o que poderá facilmente ser provado.

Só atualize todos os dados cadastrais para o nome atual da empresa.


Att

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Rafael

Rafael

Prata DIVISÃO 3, Perito(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 31 janeiro 2011 | 09:14

poise, foi aberta uma empresa nova. então creio que meu cliente vai ficar 2 meses sem contabilidade. ou com ela reduzida, pois so tem notas de saida em nome da nova empresa.

obrigado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.