x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 568

Caso complicado - Cliente X Funcionário

Jose Antonio Tavares

Jose Antonio Tavares

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 22 março 2018 | 00:07

Olá, ocorreu um fato, em um supermercado, vejam:

Um casal, vou chamá-los de João e Maria, onde a esposa (Maria) é funcionária de um supermercado, foram fazer compra nesse mesmo local. Para fazer o pagamento da compra, utilizaram o cheque pré-datado (onde possuem conta conjunta) que seria para o dia 07/04/2018. Alguns dias seguinte, João verificou no extrato bancário, que o cheque havia sido compensado no dia 07/03/2018, ou seja, um mês antes do que deveria ter sido. Como não havia saldo na conta, o cheque foi devolvido, no dia seguinte foi compensado novamente, foi devolvido novamente. Maria, por ser funcionária, achou mais conveniente pela logística, entrar em contato com o setor do supermercado para falar do ocorrido.

Qual seria o procedimento do supermercado quanto ao ocorrido, seria devolver o cheque para a Maria, 2º titular da conta, e pedir uma nova folha de cheque no valor da compra com a data correta (07/04) e custear as taxas para o casal pelo cheque devolvido.

Mas ao procurar o setor, a funcionária além de fazer o procedimento acima, devolveu para Maria, o valor em espécie alegando estar ressarcindo pelo ocorrido, então Maria pega o dinheiro achando que foi bonificada pelo erro do supermercado.

Porém ao notar o erro, a funcionária do setor, procurou Maria informando que cometeu um erro ao dar o dinheiro, e pediu que Maria devolvesse a quantia para que a funcionária não fosse punida pelo erro.

Mas Maria informou que já tinha gastado o dinheiro (750,00) por ter achado que o supermercado havia a bonificado pelo erro da data do cheque.

A funcionária do setor de cheques então, levou o caso ao superior, mas nenhum momento procurou o 1º titular do cheque, no caso marido de Maria, o João, quem assinou o cheque. Então houve a mistura de papéis, pois Maria estava no seu papel de cliente, e não como funcionária.

O supermercado tomou como atitude, a exigência de que Maria devolvesse a quantia através de desconto em folha de Pagamento, no próximo mês, valor este de R$750,00, sendo o salário de Maria de R$954,00. Maria propôs fazer o pagamento como lhe fosse conveniente e possível no caso em 3 parcelas, mas foi recusado.

Excluindo o fato de que Maria é funcionária, o supermercado errou ao colocar a data do cheque errado, e compensado antes, outro erro ter entregue sem melhores explicações o dinheiro a Maria.

Neste caso o supermercado pode tratar do fato como um fato trabalhista? Pode haver esse desconto em folha de pagamento?
Foi afetado algum direito neste caso?

DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 22 março 2018 | 08:19

Jose Antonio Tavares,


No caso ai o erro foi da funcionaria do financeiro por não ter prestado atenção na data correta do cheque e ter colocado antes da data prevista para pagamento e mais ainda ter devolvido o valor do cheque para a funcionaria no caso ai exposto, se a funcionaria autorizar o desconto por escrito pode sim efetuar, agora seria interessante fazer a autorização de desconto e ela assinar pra evitar problemas trabalhistas futuros.

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

Géssica Nascimento

Géssica Nascimento

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 22 março 2018 | 09:23

Jose Antonio Tavares

Ao meu ver, o erro foi do financeiro, e já que é para descontar deveria ser dela, já que não faz nenhum sentido ter devolvido o valor.
Só pode desconta de Maria se ela autorizar, fica sim passível de ação. A empresa poderia ser flexível e ter "parcelado" o valor

A legislação trabalhista autoriza o desconto no salário do empregado apenas quando resultante de adiantamentos, dispositivo de lei ou de contrato coletivo – art. 462 da CLT:

Art. 462 - Ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo.


Fora que se descontar de uma vez o empregado não irá receber no mês, provavelmente saia zerado, e isso não é permitido. Dê uma olhada na CCT para verificar o limite de desconto.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.