x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 917

Declaração de Imposto de Renda Pessoa Fisica X Dirf

ANTONIA ARAUJO

Antonia Araujo

Iniciante DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 23 março 2018 | 11:48

Bom dia,

Tenho um cliente que está com pendências na Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física referente exercício 2016 entrega 2017, a mensagem diz " Inconsistência nos valores de imposto de renda retido na fonte, ele falou com a empresa que forneceu outro informe de rendimentos a ele e retificamos a Declaração, e após o processamento ao consultar apresenta a mesma mensagem. Entramos em contato com a empresa/contabilidade e a mesma percebeu um erro na Dirf e em 19/03/2018 retificou a mesma para fazer constar os valores iguais aos que informamos na retificação da declaração do meu cliente. A retificação da Dirf já consta em consulta como aceita, mas a Declaração do meu cliente continua com a pendência, a minha duvida:
Esses dados não se cruzam, ou seja, a retificação da Dirf pela empresa não ira sanar a pendência da declaração dele?
Caso negativo, tenho que retificar novamente, sendo que os valores que informei na declaração retificada estão corretos?

Obrigado

Antonia Araujo

Diego Dahil

Diego Dahil

Bronze DIVISÃO 4
há 6 anos Domingo | 25 março 2018 | 13:50

Por se tratar da declaração 2016/2017, leva um tempo para os computadores da Receita baterem as informações do cliente com a Dirf da empresa. Eles estão conferindo as informações da declaração de 2018 que está aberta.Pela lei, eles tem até 5 anos para fazer isso, mas não chega a isso. Guarde o novo informe de rendimentos da empresa, com os novos valores que foram lançados. Se houver algum problema, agende um horário na Receita e apresente os documentos pessoalmente.

Marcelo Ribeiro de Andrade

Marcelo Ribeiro de Andrade

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 26 março 2018 | 12:59

Bom dia Antonia!
Como já dito pelo Colega Diego Dahil para agilizar a solução desta pendência de seu cliente somente agendar um horário na Receita e apresentar os documentos de comprovação enviados pela empresa e declarados. Já tive um problema deste e resolvi indo a Receita Federal mas proxima de minha residência.
Marcelo Ribeiro

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.