Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 14.100

Contabilização de Serviços Prestados/Tomados

Elton Teodoro Alves

Elton Teodoro Alves

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Suporte
há 14 anos Terça-Feira | 29 setembro 2009 | 18:14

Tenho uma dúvida sobre a contabilização de serviços prestados/tomados.

Ocorre que um cliente efetua seus serviços em determinado mês, fatura no mês seguinte, visto que necessita efetuar várias medições para verificar o valor a ser faturado que também só pode ser identificado ao fim do mês de execução do serviço.

Neste processo existem contratação de serviços de terceiros envolvidos e estes também tem sua remuneração com base nestas medições e também faturam para o cliente no mês seguinte ao da execução do serviço.

Assim temos tanto para as notas de serviço prestado e tomado do cliente:

Data de Competência (Execução/Tomada do serviço)
Data de Faturamento
Data de Pagamento/Recebimento

Ocorre que diferente de operações com mercadorias, onde a contabilização das entradas e saídas é feita pela data de emisão nas sáidas e data de entrada na nota de entrada.

Para serviço devemos considerar a data da competência que no caso deste cliente corresponde a antes da data de emissão da nota.

Preciso de todo o alicerce legal que permite e orienta esta contabilização.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2009 | 07:33

Bom dia Elton!!

Mesmo que os serviços foram executados em determinado mês, não é possível a sua fatura pelo fato de não ter efetuado toda a medição do mesmo, portanto não vejo problemas em emitir a Nota Fiscal de Serviços no mês seguinte.
Na área de prestação de serviços dificilmente se emite uma nota fiscal de serviços antes de ser executado ou antes do final do mesmo. É normal se emitir a nota fiscal somente após a efetivação dos serviços prestados, portanto não há problema nenhum em emitir a nota fiscal no mês seguinte, podendo colocar no corpo da nota fiscal a referência do período que está sendo faturado.
Você irá contabilizar normalmente na data da emissão da NFPS podendo colocar no histórico do lançamento contábil o mês de referência, sem problema nenhum.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.