x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 2

acessos 5.885

Exercício de Auditoria

AMANDA RODRIGUES CARNEIRO

Amanda Rodrigues Carneiro

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 26 março 2018 | 10:56

Bom dia,

Tenho a seguinte situação.

Durante a execução do seu exame de auditoria, você nota certos pagamentos debitados a despesas de promoção. Os valores são imateriais e constantes. Não há informações detalhadas, mas os comprovantes foram aprovados pelo Presidente. Os créditos bancários são emitidos e assinados pelo Tesoureiro-Assistente e endossados, em seguida, pelo Tesoureiro. Não há assinatura de outro Diretor. Os administradores recusam-se a fornecer qualquer outra informação.

Informe o procedimento que você utilizaria nesse caso como auditor independente. Além disso, avalie se a prática vigente tem algum reflexo na formação da opinião do auditor independente.


Alguém sabe como proceder ?

Nerival Júnior

Nerival Júnior

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 27 março 2018 | 09:17

Amanda Rodrigues Carneiro

O auditor independente deve observar o NBC T 11, no item abaixo sitado

11.1.4 – FRAUDE E ERRO

11.1.4.1 – Para os fins destas normas, considera-se:

a) fraude, o ato intencional de omissão ou manipulação de transações, adulteração de documentos, registros e demonstrações contábeis; e

b) erro, o ato não intencional resultante de omissão, desatenção ou má interpretação de fatos na elaboração de registros e demonstrações contábeis.

11.1.4.2 – Ao detectar erros relevantes ou fraudes no decorrer dos seus trabalhos, o auditor tem a obrigação de comunicá-los à administração da entidade e sugerir medidas corretivas, informando sobre os possíveis efeitos no seu parecer, caso elas não sejam adotadas.

11.1.4.3 – A responsabilidade primária na prevenção e identificação de fraude e erros é da administração da entidade, através da implementação e manutenção de adequado sistema contábil e de controle interno.

Entretanto, o auditor deve planejar seu trabalho de forma a detectar fraudes e erros que impliquem efeitos relevantes nas demonstrações contábeis.

Para que o trabalho seja "bem feito" é preciso um PLANEJAMENTO DA AUDITORIA, RELEVÂNCIA, CUIDADO COM O RISCO DA AUDITORIA, SUPERVISÃO E CONTROLE DE QUALIDADE, ESTUDO E AVALIAÇÃO DO SISTEMA CONTÁBIL E DE CONTROLES INTERNOS, APLICAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA E DOCUMENTAÇÃO DA AUDITORIA. tudo constando na NBC T 11, é bom dar uma lida.

o auditor deve fazer uma CARTA DE RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAÇÃO, para que ele preste as informações necessárias para que a auditoria tenha relevância,

e fazer um parecer adverso

11.3.5.2 – O auditor deve emitir parecer adverso quando verificar que as demonstrações contábeis estão incorretas ou incompletas, em tal magnitude que impossibilite a emissão do parecer com ressalva.

ou até mesmo um parecer

11.3.6 – PARECER COM ABSTENÇÃO DE OPINIÃO

11.3.6.1 – O parecer com a abstenção de opinião é aquele em que o auditor deixa de emitir opinião sobre as demonstrações contábeis, por não ter obtido comprovação suficiente para fundamentá-la.

11.3.6.2 – A abstenção de opinião em relação às demonstrações contábeis tomadas em conjunto não elimina a responsabilidade do auditor de mencionar, no parecer, qualquer desvio relevante que possa influenciar a decisão do usuário dessas demonstrações.

Leticia

Leticia

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 5 anos Terça-Feira | 24 abril 2018 | 17:41

Prezados, boa tarde!

Aproveitando o assunto de auditoria, para auditar uma empresa de Capital Fechado, o profissional necessita da inscrição junto ao CNAI (Cadastro nacional de Auditores Independentes)?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.