x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 13

acessos 1.995

Contrato de trabalho por prazo determinado

Sana Safi

Sana Safi

Bronze DIVISÃO 1, Encarregado(a) Administrativo
há 6 anos Terça-Feira | 27 março 2018 | 16:46

Ola amigos,

Estou com as seguintes duvidas, trabalho em um segmento de construção civil que estava apenas com quadro administrativo e vamos começar uma obra agora.

Gostaria de saber se posso contratar funcionários apenas utilizando o contrato por prazo determinado ou preciso ter na obra funcionários com contrato por prazo indeterminado ?

Outra duvida,
Sei que o prazo máximo para o contrato por prazo determinado é de 02 anos, mas preciso saber se durante esse periodo eu posso prorrogar o contrato varias vezes até alcançar esse limite ou se é permitido por lei apenas uma unica prorrogação ..

Podem me ajudar ??

ANDREI OLIVEIRA

Andrei Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 18 julho 2018 | 10:45

Bom dia prezados colegas.

Estou com a seguinte dúvida:
Um hotel pode contratar funcionários sob contrato por prazo determinado, com a justificativa de atender a alta demanda no período de veraneio?
Por exemplo: Contrato iniciando em 01 de dezembro e findando em 31 de março. Isso é permitido?

Desde já agradeço!

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 5 anos Quarta-Feira | 18 julho 2018 | 13:28

Andrei, boa tarde.
A principio nada impede, mas tem que verificar a convenção coletiva de trabalho e caso não conste nenhuma clausula com relação ao tema, sugiro que entre em contato com o depto juridico do sindicato e pergunte.
Já presenciei caso em que não constava na cct mas for por causa de um erro na hora de editar a cct.
ok..

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 5 anos Quarta-Feira | 18 julho 2018 | 13:31

Andrei, boa tarde.
A principio nada impede, mas tem que verificar a convenção coletiva de trabalho e caso não conste nenhuma clausula com relação ao tema, sugiro que entre em contato com o depto juridico do sindicato e pergunte.
Já presenciei caso em que não constava na cct mas for por causa de um erro na hora de editar a cct.
ok..

ELOINA BOMFIM DE SOUSA

Eloina Bomfim de Sousa

Prata DIVISÃO 3, Encarregado(a) Pessoal
há 5 anos Terça-Feira | 6 novembro 2018 | 12:43

Bom dia colegas,

peço ajuda para a seguinte questão; tenho contrato de prazo determinado com alguns empregados (construção civil), porém a obra não acabou e vou precisar prorrogar esses contratos. Pergunto: tenho que prorrogar por igual período ao inicial ou posso determinar o período sem ultrapassar 2 anos?
Agradeço imensamente.

abraços

Eloina Bomfim
carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 5 anos Terça-Feira | 6 novembro 2018 | 13:13

Eloina, boa tarde.
O contrato de trabalho por prazo determinado só pode ser prorrogado uma única vez e desde que o prazo total não ultrapasse dois anos, conforme artigos 445 e 451, da Consolidação das Leis do Trabalho.

http://www.granadeiro.adv.br/boletim-jun08/N5-020608.php

obs.: Como é construção civil, eu acho mais vantajoso o contrato por OBRA CERTA, onde e mais utilizada na área da construção civil.

https://www.sindusconsp.com.br/contrato-por-obra-certa/

Caio Sobral Rocha

Caio Sobral Rocha

Prata DIVISÃO 2
há 4 anos Segunda-Feira | 1 julho 2019 | 16:12

Boa tarde, uma pessoa será contrata em periodo determinado para substituição de licença maternidade e ferias, há alguma anotação diferente de um contrato comum que deva ser acrescido à ctps?

DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 8 outubro 2019 | 14:45

Prezados, Boa Tarde!

Estou com uma seguinte duvida, tem uma empresa aqui no escritório que ela e uma prestadora de serviço e uma das funcionarias vai entrar de licença maternidade e sera preciso contratar um outro funcionario para esta cobrindo esse periodo de afastamento da mesma, minha duvida é:  A contratação da nova funcionaria para esta cobrindo o periodo do afastamento da outra posso considerar contrato de trabalho por tempo determinado ou posso fazer por intermitente?

Um colega do escritorio surgeriu por contrato intermitente, mais pelo tempo e qual vai ser o periodo de trabalho o contrato por tempo determinado e o mais viavel

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

Caio Sobral Rocha

Caio Sobral Rocha

Prata DIVISÃO 2
há 2 anos Quarta-Feira | 14 julho 2021 | 11:16

Boa tarde, pode-se colocar experiência no contrato por prazo determinado? rescindindo o mesmo ao completar 90 dias?

Thayná Munhões

Thayná Munhões

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 2 anos Quarta-Feira | 14 julho 2021 | 11:49

Caio Sobral Rocha 
O contrato de experiência não poderá exceder a 90 dias, podendo ter um prazo menor, mas sempre observando o prazo máximo estipulado legalmente. Com isso, ele por si só já é um contrato de prazo determinado  que serve para que empregado e empregador se avaliem mutuamente antes de decidirem pela efetivação.

Thayná Munhões

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.