x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 335

Recebimento de ativo

Telma Ap Thomazini Lopes

Telma Ap Thomazini Lopes

Iniciante DIVISÃO 2, Comprador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 3 abril 2018 | 16:32

boa tarde,

estamos comprando um torno e a cfop utilizada é 5.551 e no campo observação ele destacou:-
-documento emitido por me epp optante pelo simples nacional ii-nÃo gera crÉdito fiscal de ipi iii-permite o aproveitamento de crÉdito de icms no valor de r$ correspondente a alÍquota de 1,76% nos termos do art.23 da lc 123/2006

gostaria de saber se está correto?

Leandro Abreu Rosa

Leandro Abreu Rosa

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 5 anos Terça-Feira | 3 abril 2018 | 16:53

Telma Ap Thomazini Lopes boa tarde

As mercadorias adquiridas só gerarão créditos aos adquirentes se destinadas à comercialização ou industrialização e observado, como limite, o ICMS efetivamente devido pelas optantes pelo Simples Nacional em relação a essas aquisições.

A ME ou EPP optante pelo Simples Nacional que emitir documento fiscal com direito ao crédito do ICMS, consignará no campo destinado às informações complementares ou, em sua falta, no corpo do documento, por qualquer meio gráfico indelével, a expressão: "PERMITE O APROVEITAMENTO DO CRÉDITO DE ICMS NO VALOR DE R$...; CORRESPONDENTE À ALÍQUOTA DE ...%, NOS TERMOS DO ARTIGO 23 DA LC 123".

Intendeu ?

E - mail: [email protected]
(011) 95218-6622 (TIM e Whatsapp)
(011) 4566-0872 (Fixo)
SILVIO NASCIMENTO

Silvio Nascimento

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 3 abril 2018 | 16:54

Sim..esta correto

Talvez sua empresa nao seja do Simples Nacional e só pode aproveitar esse valor de 1,76% de credito do ICMS

Se vcs comprassem de uma empresa em outra tributação , vc usufruiria de credito maiores de ICMS , porem o preço final que vcs iam pagar , talvez fosse mais elevado.


Não obstante, seu contador pode aproveitar a depreciação acelerada , deduzindo eu , que esse ativo seja para a PRODUÇÃO .

Se sua empresa for do Lucro Real , é uma boa despesa a amortizar .


Grato

Oculto (Watts APP )

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.