x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 5.578

Plano de contas para consorcio de empresas (engenharia)

JUDILENE

Judilene

Bronze DIVISÃO 2, Gerente Administrativo Financeiro
há 6 anos Quinta-Feira | 5 abril 2018 | 14:18

Boa tarde está precisando de um plano de contas para consorcio de empresas (engenharia), sendo que cada empresa consorciada deverá emitir sua própria nota fiscal.

Minha duvida é referente à contabilização, pois terei apenas de registrar os.
ATOS ADMINISTRATIVOS?
E a forma de contabilização?

Peço Desculpas pela pergunta aparentemente boba

Att

Judilene

eloy farias de araujo santana neto

Eloy Farias de Araujo Santana Neto

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Administrativo
há 5 anos Segunda-Feira | 23 julho 2018 | 17:13

Boa tarde Judilene, estou com a mesma duvida que você, é a primeira empresa que assumo a contabilidade, e já tem um começou um consorcio, pelas pesquisas que fiz, a empresa líder devera guardar a documentação comprobatória dos registros contábeis, sendo que, cada consorciada deverá evidenciar de forma separa a sua contabilidade, a contabilidade referente ao consorcio, podendo ser separação por centro de custo ou totalmente separada.

Não sei te dizer qual a melhor forma, mas a empresa líder devera consolidar as informações das consorciadas no final do período para apuração e devido repasses.

Como sou muito novo na área contábil, espero que nossos colegas mais experientes nos deem uma força, pois não é tão simples quanto parece quando é a primeira vez...

Quanto ao plano de contas, estou criando um grupo transitório para evidenciar tudo referente ao consorcio, tanto receita, quanto despesa e custo.
Espero está caminhando pelo caminho certo...

Caso tenhas descoberto mais coisas, por favor, compartilhe para trocarmos conhecimentos, nos ajudarmos e também aos futuros colegas que tenham as mesmas duvidas.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.