x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 9

acessos 11.036

DCTF DE ABERTURA - Quando devo fazer a DCTF?

Lucas N. Massocco

Lucas N. Massocco

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 11 abril 2018 | 14:58

Boa Tarde,


Tenho a seguinte dúvida: abri uma empresa na semana passada dia 05/04/2018. Acredito eu que devo entregar uma DCTF de abertura referente ao mês de abertura. Tentei fazer a entrega no Programa 3.4 DCTF no entanto sem sucesso pois aparece uma mensagem que devo esperar o fim do mês para realizar esse procedimento.

- O prazo no caso para a entrega desse demonstrativo DCTF até o 15º (décimo quinto) dia útil do 2º (segundo) mês subsequente ao mês de ocorrência dos fatos geradores?

-No meu caso devo esperar acabar o fim do mês para dá inicio no processo?

Estou preocupado caso contrário devo pagar a multa da DCTF.

>Dúvida nº2

Eu pago antes as DARF's de CSLL e IRPJ da declaração da DCTF ? porque ela sempre funciona até o 15º dia útil do 2º mês subsequente ? essa informação procede também?



Obrigado a todos pela compreensão,

Heloysa Machado

Heloysa Machado

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 11 abril 2018 | 15:07

Oi Lucas, boa tarde

Sim, você só poderá entregar a DCTF de Abertura a partir de Maio/2018, lembrando que o vencimento dessa DCTF de Abril/2018, será 21/06/2018(15º dia útil do 2º mês subsequente).

Quanto ao seu segundo questionamento, não consegui entender muito bem, se puder explicar melhor...

Abraços,

Heloysa Machado | Contadora
Joinville/Santa Catarina

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
Lucas N. Massocco

Lucas N. Massocco

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 11 abril 2018 | 15:18

Heloysa Machado,

Primeiramente obrigado por me ajudar.

É o seguinte o vencimento da Quota única da DCTF ou 1º Parcela é agora no dia 30/04/2018. No entanto devo efetuar o pagamento da DARF nessa data e proceder com a DCTF somente no dia 15/06/2018 informando meu pagamento.

foi isso o que eu entendi está correto?


Obrigado pela compreensão.

Lucas N. Massocco

Lucas N. Massocco

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 11 abril 2018 | 15:39

Boa Tarde Flávia,


Como funciona essa DCTF Trimestral? isso para mim é uma dúvida muito grande. Eu vi que aqui na agenda do fórum que ela deve ser entregue no dia 16/04/2018.



Obrigado pela compreensão.

Flávia Sanglard

Flávia Sanglard

Prata DIVISÃO 4, Secretária
há 6 anos Quarta-Feira | 11 abril 2018 | 16:03

Então, a DCTF trimestral são dos meses: Março, Junho, Setembro e Dezembro... Sua transmissão é normal como a dos outros meses, apenas irá acrescentar o IRPJ e CSLL.

Quanto às datas, dia 21/04 irá ser transmitida a de Fevereiro. A de Março será só no mês 05/2018 e assim sucessivamente.

Att,

Flávia Sanglard

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar."
Lucas N. Massocco

Lucas N. Massocco

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 11 abril 2018 | 16:19

Boa Tarde Flávia,


Então a agenda do fórum contábeis está errada referente ao dia 16/04/2018 não existe dctf a ser entregue.

>A DCTF Trimestral refere-se ao mês de março com o vencimento em meados do maio.

>Todas as DCTF's são referente aos meses com exceção daqueles casos especiais e de abertura de empresa.


Procede essas informações citadas acima?


Obrigado pela compreensão.


Flávia Sanglard

Flávia Sanglard

Prata DIVISÃO 4, Secretária
há 6 anos Quarta-Feira | 11 abril 2018 | 16:28

Lucas,

Eu não acompanho a agenda do Fórum, eu vejo sempre pela Agenda Tributária no site da receita. ( http://idg.receita.fazenda.gov.br/acesso-rapido/agenda-tributaria ) . Mas a 16/04/2018 realmente não é prazo de entrega para DCTF não, o prazo é dia 21/04 referente ao mês 02/2018.

>Todas as DCTF's são referente aos meses com exceção daqueles casos especiais e de abertura de empresa.
Correto... essa de abertura que terá que transmitir, basta alterar logo nos dados iniciais a situação da PJ no mês da declaração e indicar que se trata de abertura.


Espero que consiga entender.

Att,

Flávia Sanglard

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar."
Lucas N. Massocco

Lucas N. Massocco

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 11 abril 2018 | 16:44

Flávia,


Sim isso foi o que eu entendi de imediato inclusive busquei informações com minha consultoria e as respostas foram as mesmas só queria ter certeza do fato.


Obrigado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.