x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 28.231

Lançamentos da Importação

Tiago Dias

Tiago Dias

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 2 outubro 2009 | 21:55

Olá

Sei que consta muito material sobre importação, mas creio que minha duvida é pertinente.

Tenho um cliente que me mandou umas despesas de importação, mas primeiro chegou um comprovante de adiantamento de despesas para a responsável pela importação.
Dias depois chegaram as despesas referente ao adiantamento.
Porem eu havia contabilizado anteriormente o adiantamento como:

D - Importações em andamento.
C - Banco.

Minha duvida é: Como lanço as despesas que chegaram?

E outra duvida é: Como não controlo as importações/exportações dos meu clientes, não tenho controle de quantas nem a que pé se encontram cada uma. Alguem me sugere uma forma de controle mesmo que com a ajuda do cliente.

Desde já agradeço.

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 14 anos Sábado | 3 outubro 2009 | 10:31

Bom dia Tiago.


De acordo com o princípio contábil do Custo como Base de Valor, o custo de aquisição de um ativo, é todo o valor despendido para incorpora-lo ao patrimônio.
Sendo assim, o custo a ser atribuído aos insumos ou mercadorias para revenda adquiridos no mercado externo é composto por todos os gastos incorridos desde a data da assinatura do contrato de câmbio (tais como fretes, comissões, seguros, impostos não recuperáveis, tarifas aduaneiras, etc.), até o efetivo desembaraço aduaneiro dos bens. Todos os gastos efetuados e relativos à importação devem ser controlados numa conta específica e transitória intitulada "Importação em Andamento". Quando os bens importados (mercadorias ou matérias-primas) forem desembaraçados, será efetuado o registro no almoxarifado do importador, mediante transferência do saldo final da conta transitória para a conta definitiva de "Estoques de Mercadorias ou Matérias-primas" no Ativo Circulante.
As variações cambiais passivas ocorridas até a data do desembaraço aduaneiro serão registradas como custo na conta de "Importação em Andamento". A partir da data do desembaraço aduaneiro devem ser registradas como despesa operacional, mediante obediência ao princípio contábil da competência.

Segue abaixo um pequeno roteiro que poderá ser utilizado para controlar as importações.

1 - Pelo registro dos gastos com a obtenção da Guia de Importação e a contratação de seguro:

D - IMPORTAÇÃO EM ANDAMENTO (Ativo Circulante)
C - CAIXA/BANCOS C/ MOVIMENTO (Ativo Circulante)

2 - Pelo registro do preço de aquisição dos bens, constante da Fatura de Importação:

D - IMPORTAÇÃO EM ANDAMENTO (Ativo Circulante)
C - FORNECEDORES ESTRANGEIROS (Passivo Circulante)

3 - Pelo reconhecimento da variação cambial antes da chegada das mercadorias ou matérias-primas:

D - IMPORTAÇÃO EM ANDAMENTO (Ativo Circulante)
C - FORNECEDORES ESTRANGEIROS (Passivo Circulante)

4 - Pelo registro dos gastos com impostos não recuperáveis, taxas e serviços aduaneiros incidentes sobre a operação:
D - IMPORTAÇÃO EM ANDAMENTO (Ativo Circulante)
C - CAIXA/BANCOS C/MOVIMENTO (Ativo Circulante)

5 - Pelo registro dos valores relativos ao ICMS/IPI recuperáveis conforme a legislação de regência:

D - IPI A RECUPERAR (Ativo Circulante)
D - ICMS A RECUPERAR (Ativo Circulante)
C - CAIXA/BANCO C/MOVIMENTO (Ativo Circulante)

6 - Pela transferência do saldo da conta "Importação em Andamento" para a conta definitiva, em face da entrada das mercadorias/matérias-primas no estabelecimento:
D - ESTOQUE (Ativo Circulante)
C - IMPORTAÇÃO EM ANDAMENTO (Ativo Circulante)

7 - Pelo reconhecimento da variação cambial sobre a dívida após a chegada das mercadorias:

D - VARIAÇÃO MONETÁRIA PASSIVA (Conta de Resultado)
C - FORNECEDORES ESTRANGEIROS (Passivo Circulante)

8 - Pela liquidação do contrato de câmbio:

D - FORNECEDORES ESTRANGEIROS (Passivo Circulante)
C - BANCOS C/MOVIMENTO (Ativo Circulante)

Abraços.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.