x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 16

acessos 20.064

Tema para Monografia

Franci

Franci

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 14 anos Domingo | 4 outubro 2009 | 17:40

Olá pessoal....

Em pleno domingo....estou aqui desesperada procurando um tema para minha monografia....e encontrei este fórum...

Estou no 3º ano de contábeis, e preciso começar a fazer meu pré projeto da mono, mas o problema é o maledeto tema.

Trabalho em uma prefeitura (de cidade pequena), por isso pretendo fazer algo relacionado a ela.
Sugeriram que eu fizesse sobre patrimônio público, mas não CONSIGO pensar em um "problema" para ser resolvido e desenvolver a monografia.

Alguém tem uma idéia, dica, solução, informação ou sei lá o que, sobre este assunto: patrimônio público?

Ou algum outro tema pra ser feito sobre a prefeitura?

aguardo....impaciente...respostas...rs

Angela Maria

Angela Maria

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 5 outubro 2009 | 09:44

Bom dia Francine,
Bom o tema escolhido por você, embora se acredite que não existem "problemas" no patrimônio, tenha certeza que existem e muitos, normalmente os municípios deixam o patrimônio totalmente às moscas, desconhecem a importância de um controle rigoroso do patrimônio, tenha certeza, é a parte mais abandonada nas prefeituras.

Angela Maria
Jorge Luís de Oliveira Daibes

Jorge Luís de Oliveira Daibes

Iniciante DIVISÃO 4, Auditor(a)
há 13 anos Terça-Feira | 1 junho 2010 | 11:32

Bom dia Francine,

Sou novato aqui no forum, mas tenho boa experiência em trabalhos acadêmicos (sou professor universitário e orientador TCC) e, ainda, auditor governametal (atualmente afastado no exercício do cargo de auditor para cumprimento do cargo de Secretário de Saúde).

Sempre digo aos meus orientandos que o primeiro passo no TCC é encontrar o problema a ser respondido (problematização). Então um passo a passo torna fácil a escolha do tema.

1- busque um conteúdo mais ou menos definido para o tema que pretende estudar
2- escolha dois ou tres autores e faça uma leitura de alguns tópicos que entenda estar alinhado com sua ideia de tema
3- encontre o problema, a questão a ser respondida (em média 3 a 5 perguntas)
4- observe as hipótese (o que responderá essas perguntas)

Esse é um dos passos sugestivos para o inicio do TCC.
Qual dúvida posso ajudar.



Nota da Moderação:
Mensagem editada pela moderação por ter pedido de ajuda por e-mail.
De acordo com as Regras do Fórum, "21 - Levando em consideração que o Fórum Contábeis é um portal público destinado à troca de informações, não haveria sentido em atender somente uma pessoa por e-mail particular. Nesse sentido, é terminantemente proibida a solicitação, por e-mail, de respostas, arquivos, planilhas ou qualquer outro tipo de ajuda".
Ao usuário Jorge Luís de Oliveira Daibes: Por favor, tomar o cuidado de não repetir esta ação, a fim de mantermos a boa ordem do Fórum Contábeis.

Jorge Luiz Drogemoller

Jorge Luiz Drogemoller

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 21 outubro 2010 | 04:32

Desafios para o setor púbico brasileiro:
- Sistema de Custos para o Setor, mensuração dos resultados e eficiência.
- Os efeitos negativos da ausência da ciência contábil aplicada aos controles de receitas, patrimônio, almoxarifado, folha de pagamento e valores a receber oriundos de processos judiciais.
- Controle Interno, uma questão multidisciplinar ou prerogativa exclusiva dos profissionais da ciência contábil.
- A autonomia do contador X corrupção e desvios dos recursos públicos.

Flavio DC

Flavio Dc

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Escrita Fiscal
há 12 anos Domingo | 14 agosto 2011 | 15:58

Boa tarde pessoal,

Bom gente, estou com o seguinte problema relacionado com o meu TCC.

Preciso encontrar um problema CONTÁBIL para desenvolve-lo, porém pretendo focar na área tributária por trabalhar na mesma. Estou com sérios problemas quanto a isso, pois não consigo encontrar esse PROBLEMA CONTÁBIL e já estou ficando desesperado com isso.

Alguém poderia me ajudar nesse sentido? Tinha em mente falar sobre incentivos fiscais (focado no ICMS) , mas onde vou encontrar problema contábil nisso?
Depois pensei em EFD Pis/Cofins, por tratar-se de um dos "temas do momento", mas não foi aceito por não mostrar o tal problema.

O que falar?

Se por acaso alguém puder me ajudar nesse último suspiro na Universidade, até mesmo com outro tema... sei lá, AUDITORIA, GERENCIAL...

Grande abraço a todos.

FDC
ALEXANDER XAVIER DA SILVA

Alexander Xavier da Silva

Iniciante DIVISÃO 1, Tesoureiro(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 15 setembro 2011 | 02:28

Olá Flavio, trabalho com sistemas de contabilidade pública e vejo grandes problemas para emissões de relatórios gerencias que abordem todos os passos da contratação pública. Do começo, requisição, até o pagamento do bem ou serviço adquirido. Talvez fosse um problema a ser discutido.
Boa sorte!

Adas Alexandre Rodrigues

Adas Alexandre Rodrigues

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 22 setembro 2011 | 11:00

Bom Dia Pessoal estou no 3 ano de Ciências Contábeis e estou querendo uma opnião sobre o meu Tema de Pre Projeto eu to pensando escolher Análise Finceira de Balanços ( Como Avaliar Empresas) o que vocês acham alguma sugestão vocês acham um bom tema como uma abordagem de fácil entendimento? estou aberto a sugestões

claudia cristina de oliveira

Claudia Cristina de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 2, Estagiário(a)
há 12 anos Terça-Feira | 11 outubro 2011 | 11:16

Bom dia a todos, estou no 5º semestre do curso de ciências contábeis e coloquei uma meta pessoal que ate o final deste semestre escolheria o tema do meu TCC que acontecerá no final do ano de 2012, mas o problema é que não consigo pensar em nada, comecei a estagiar em uma empresa tem 6 meses e agora que estou tendo a verdadeira prática do curso, pensei em fazer o tema em cima de alguma matéria que me identifiquei, gostei muito de economia e dp, mas não faço ideia de temas relacionados a essas matérias, se alguém puder me ajudar, ficarei muito agradecida....

LUCIANO TENORIO MOURA CAVALCANTE
Articulista

Luciano Tenorio Moura Cavalcante

Articulista , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 12 outubro 2011 | 15:44


Prezada Claudia, boa tarde

sugiro que pesquise sobre o tema o comportamento do avanço tecnológico em função da tributação.
tema baseado no protocolo ICMS 21/11 e na tributação sobre aquisição de software via download.

Em breve no link artigos você terá acesso a um artigo que escrevi sobre o protocolo ICMS 21/11.

Bom espero ter ajudado

Atenciosamente,

Luciano Cavalcante

Esp.Contabilidade e Planejamento Tributário
https://www.forumcontabeis.com.br
sheila donin

Sheila Donin

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 25 outubro 2011 | 09:26

Bom dia pessoal,
Tmbém estou elaborando meu projeto de monografia e será na área pública, em um município pequeno, mas ainda não está bem definido o assunto...
Estou pensando em fazer sobre custos:
- o custo da educação (por aluno) para o município;
- o custo do transporte escolar, se é vantagem terceirizar ou não; ou
- os custos da saúde para o município (consultas médicas, exames gratuitos para o povo nos postos de saúde).

Peço também algumas sugestões e opiniões sobre o tema.
Obrigada!

Att, Sheila.
Luan Damin

Luan Damin

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 1 novembro 2011 | 17:30

Bom dia Pessoal.

Contabilidade Pública é um ramo da Contabilidade que estuda e pratica
as funções de orientação e controle relativas aos atos e fatos da
administração pública, ou seja, qualquer coisa que esteja ligada a administração publica pode vir a acarretar em conteudo para a formulação de um problema, tema, contudo...e assim por diante.

Um bom assunto na parte publica para mim seria a arrecadação municipal contra os gastos e custos decorrente dos serviços prestados a sociedade.

Abraços.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.