Contábeis o portal da profissão contábil

18
Set 2014
04:37

BUSCAR NO FÓRUM

buscar

Tema para Monografia

16   respostas
12.216   acessos

POSTS RELACIONADOS

Franci

Usuário Novo

postada em: Domingo, 4 de outubro de 2009 às 17:40:49
Olá pessoal....

Em pleno domingo....estou aqui desesperada procurando um tema para minha monografia....e encontrei este fórum...

Estou no 3º ano de contábeis, e preciso começar a fazer meu pré projeto da mono, mas o problema é o maledeto tema.

Trabalho em uma prefeitura (de cidade pequena), por isso pretendo fazer algo relacionado a ela.
Sugeriram que eu fizesse sobre patrimônio público, mas não CONSIGO pensar em um "problema" para ser resolvido e desenvolver a monografia.

Alguém tem uma idéia, dica, solução, informação ou sei lá o que, sobre este assunto: patrimônio público?

Ou algum outro tema pra ser feito sobre a prefeitura?

aguardo....impaciente...respostas...rs
Angela Maria

Usuário Ativo

postada em: Segunda-Feira, 5 de outubro de 2009 às 09:44:28
Bom dia Francine,
Bom o tema escolhido por você, embora se acredite que não existem "problemas" no patrimônio, tenha certeza que existem e muitos, normalmente os municípios deixam o patrimônio totalmente às moscas, desconhecem a importância de um controle rigoroso do patrimônio, tenha certeza, é a parte mais abandonada nas prefeituras.

Angela Maria
Fabricio Machado Lage

Usuário Novo

postada em: Segunda-Feira, 9 de novembro de 2009 às 00:06:13
Eu fiz sobre a Evolucão do controle externo, no meu caso o TCMG.
Adriana

Usuário Novo

postada em: Quarta-Feira, 25 de novembro de 2009 às 22:24:43
Oi pessoal,
tambem estou na mesma situação, estou no 3º ano e quero fazer meu tcc sobre contabilidade publica, alguem tem alguma sugestao de tema nessa área? Por favor, preciso de um help?
postada em: Sábado, 13 de março de 2010 às 17:06:46
Eu vou fazer am inha de Contabilidade Publica e não sei um tema tb, alguém pode sugerir?
Sandro Cittadim

Usuário Novo

postada em: Domingo, 21 de março de 2010 às 21:08:21
Um tema interessante seria "O impacto das normas internacionas de contabilidade dentro do setor público"...
postada em: Terça-Feira, 1 de junho de 2010 às 11:32:54
Bom dia Francine,

Sou novato aqui no forum, mas tenho boa experiência em trabalhos acadêmicos (sou professor universitário e orientador TCC) e, ainda, auditor governametal (atualmente afastado no exercício do cargo de auditor para cumprimento do cargo de Secretário de Saúde).

Sempre digo aos meus orientandos que o primeiro passo no TCC é encontrar o problema a ser respondido (problematização). Então um passo a passo torna fácil a escolha do tema.

1- busque um conteúdo mais ou menos definido para o tema que pretende estudar
2- escolha dois ou tres autores e faça uma leitura de alguns tópicos que entenda estar alinhado com sua ideia de tema
3- encontre o problema, a questão a ser respondida (em média 3 a 5 perguntas)
4- observe as hipótese (o que responderá essas perguntas)

Esse é um dos passos sugestivos para o inicio do TCC.
Qual dúvida posso ajudar.

Nota da Moderação:
Mensagem editada pela moderação por ter pedido de ajuda por e-mail.
De acordo com as Regras do Fórum, "21 - Levando em consideração que o Fórum Contábeis é um portal público destinado à troca de informações, não haveria sentido em atender somente uma pessoa por e-mail particular. Nesse sentido, é terminantemente proibida a solicitação, por e-mail, de respostas, arquivos, planilhas ou qualquer outro tipo de ajuda".
Ao usuário Jorge Luís de Oliveira Daibes: Por favor, tomar o cuidado de não repetir esta ação, a fim de mantermos a boa ordem do Fórum Contábeis.
Jorge Luiz Drogemoller

Usuário Novo

postada em: Quinta-Feira, 21 de outubro de 2010 às 04:32:08
Desafios para o setor púbico brasileiro:
- Sistema de Custos para o Setor, mensuração dos resultados e eficiência.
- Os efeitos negativos da ausência da ciência contábil aplicada aos controles de receitas, patrimônio, almoxarifado, folha de pagamento e valores a receber oriundos de processos judiciais.
- Controle Interno, uma questão multidisciplinar ou prerogativa exclusiva dos profissionais da ciência contábil.
- A autonomia do contador X corrupção e desvios dos recursos públicos.
Flavio Dc

Usuário Novo

postada em: Domingo, 14 de agosto de 2011 às 15:58:22
Boa tarde pessoal,

Bom gente, estou com o seguinte problema relacionado com o meu TCC.

Preciso encontrar um problema CONTÁBIL para desenvolve-lo, porém pretendo focar na área tributária por trabalhar na mesma. Estou com sérios problemas quanto a isso, pois não consigo encontrar esse PROBLEMA CONTÁBIL e já estou ficando desesperado com isso.

Alguém poderia me ajudar nesse sentido? Tinha em mente falar sobre incentivos fiscais (focado no ICMS) , mas onde vou encontrar problema contábil nisso?
Depois pensei em EFD Pis/Cofins, por tratar-se de um dos "temas do momento", mas não foi aceito por não mostrar o tal problema.

O que falar?

Se por acaso alguém puder me ajudar nesse último suspiro na Universidade, até mesmo com outro tema... sei lá, AUDITORIA, GERENCIAL...

Grande abraço a todos.

FDC
postada em: Quinta-Feira, 15 de setembro de 2011 às 02:28:16
Olá Flavio, trabalho com sistemas de contabilidade pública e vejo grandes problemas para emissões de relatórios gerencias que abordem todos os passos da contratação pública. Do começo, requisição, até o pagamento do bem ou serviço adquirido. Talvez fosse um problema a ser discutido.
Boa sorte!
Adas Alexandre Rodrigues

Usuário Novo

postada em: Quinta-Feira, 22 de setembro de 2011 às 11:00:53
Bom Dia Pessoal estou no 3 ano de Ciências Contábeis e estou querendo uma opnião sobre o meu Tema de Pre Projeto eu to pensando escolher Análise Finceira de Balanços ( Como Avaliar Empresas) o que vocês acham alguma sugestão vocês acham um bom tema como uma abordagem de fácil entendimento? estou aberto a sugestões
postada em: Terça-Feira, 11 de outubro de 2011 às 11:16:36
Bom dia a todos, estou no 5º semestre do curso de ciências contábeis e coloquei uma meta pessoal que ate o final deste semestre escolheria o tema do meu TCC que acontecerá no final do ano de 2012, mas o problema é que não consigo pensar em nada, comecei a estagiar em uma empresa tem 6 meses e agora que estou tendo a verdadeira prática do curso, pensei em fazer o tema em cima de alguma matéria que me identifiquei, gostei muito de economia e dp, mas não faço ideia de temas relacionados a essas matérias, se alguém puder me ajudar, ficarei muito agradecida....
postada em: Quarta-Feira, 12 de outubro de 2011 às 15:44:28

Prezada Claudia, boa tarde

sugiro que pesquise sobre o tema o comportamento do avanço tecnológico em função da tributação.
tema baseado no protocolo ICMS 21/11 e na tributação sobre aquisição de software via download.

Em breve no link artigos você terá acesso a um artigo que escrevi sobre o protocolo ICMS 21/11.

Bom espero ter ajudado

Atenciosamente,

Luciano Cavalcante

Esp.Contabilidade e Planejamento Tributário
http://www.forumcontabeis.com.br
postada em: Segunda-Feira, 17 de outubro de 2011 às 13:59:52
Luciano, boa tarde
Muito obrigada pela dica, assim que tiver acesso vou ler o seu artigo...
Obrigada!!!
Dionatan Novak Machado

Usuário Novo

postada em: Quarta-Feira, 19 de outubro de 2011 às 16:12:47
Boa tarde pessoal, sou academico do 3º ano e trabalho num escritorio de contabilidade, preciso fazer um projeto de estagio para 2012, mas ñ tenho ideia do que fazer. Alguma sugestão? Grato..abs.
Sheila Donin

Usuário Novo

postada em: Terça-Feira, 25 de outubro de 2011 às 09:26:00
Bom dia pessoal,
Tmbém estou elaborando meu projeto de monografia e será na área pública, em um município pequeno, mas ainda não está bem definido o assunto...
Estou pensando em fazer sobre custos:
- o custo da educação (por aluno) para o município;
- o custo do transporte escolar, se é vantagem terceirizar ou não; ou
- os custos da saúde para o município (consultas médicas, exames gratuitos para o povo nos postos de saúde).

Peço também algumas sugestões e opiniões sobre o tema.
Obrigada!

Att, Sheila.
Luan Damin

Usuário Ativo

postada em: Terça-Feira, 1 de novembro de 2011 às 17:30:23
Bom dia Pessoal.

Contabilidade Pública é um ramo da Contabilidade que estuda e pratica
as funções de orientação e controle relativas aos atos e fatos da
administração pública, ou seja, qualquer coisa que esteja ligada a administração publica pode vir a acarretar em conteudo para a formulação de um problema, tema, contudo...e assim por diante.

Um bom assunto na parte publica para mim seria a arrecadação municipal contra os gastos e custos decorrente dos serviços prestados a sociedade.

Abraços.

Você precisa ser cadastrado para responder mensagens

Quem participa

ACOMPANHE NOSSO PORTAL FACEBOOK

facebook.com/portalcontabeis

Receba Novidades

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

POSTS RELACIONADOS

ACOMPANHE NOSSO PORTAL FACEBOOK

facebook.com/portalcontabeis

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários e visitantes deste site, tudo nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Página carregada em 0.66 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César