x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 496

nanda

Nanda

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 13 abril 2018 | 19:16


Ola pessoal!
recebi essa pergunta e fiquei também com dúvidas, se alguém puder me ajudar a responder eu agradeço

Tenho um imóvel alugado e pelo contrato que fiz com a imobiliária o primeiro aluguel pertence a imobiliária. Como devo declarar este primeiro aluguel? uma vez que o inquilino vai declarar este pagamento no meu CPF porém eu não recebi este valor? Devo declarar a partir do segundo aluguel? e o informe da imobiliária como deve ser?

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 6 anos Sábado | 14 abril 2018 | 08:00

Nanda, bom dia.
Primeiro precisa solicitar da Imobiliária o Informe de Rendimento, nele constará dois valores

a) valor creditado em sua conta
b) valor da administração do imovel

Na declaração de imposto de renda, você irá lançar o valor do item"b" no Pagamentos Efetuados item "71".
O valor creditado em sua conta (que foi o valor realmente recebido) lançará em Rendimentos Tributaveis Recebido de Pessoa Física, em Outras Informações, no campo Alugueis.

O total dos Alugueis + Valor do item"71", será o valor bruto do aluguel, ok.

Com relação ao primeiro aluguel que é da corretora, você deverá lançar no campo Pagamentos Efetuados item "72", ok

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 6 anos Sábado | 14 abril 2018 | 08:01

Nanda, bom dia.
Primeiro precisa solicitar da Imobiliária o Informe de Rendimento, nele constará dois valores

a) valor creditado em sua conta
b) valor da administração do imovel

Na declaração de imposto de renda, você irá lançar o valor do item"b" no Pagamentos Efetuados item "71".
O valor creditado em sua conta (que foi o valor realmente recebido) lançará em Rendimentos Tributaveis Recebido de Pessoa Física, em Outras Informações, no campo Alugueis.

O total dos Alugueis + Valor do item"71", será o valor bruto do aluguel, ok.

Com relação ao primeiro aluguel que é da corretora, você deverá lançar no campo Pagamentos Efetuados item "72", ok

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.