x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 5.602

Declaração de Espolio Atrasada

RICHARD DANTAS SILVA

Richard Dantas Silva

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Sábado | 14 abril 2018 | 14:57

Boa tarde!
Uma tia minha era inventariante de um falecido (em 2008), porém não efetuou a entrega da declaração de espolio inicial. Ao sair o inventário (em 2017) ela pediu para que eu efetuasse a declaração dela, porém como ela não tem a declaração do espolio inicial e o falecido já morreu a mais de 10 anos, o inventário saindo somente o ano passado, como devo proceder? Esqueço a declaração inicial e faço a partir da declaração intermediária, contados de 5 anos para trás ou faço o retrocesso mesmo tendo passado tanto tempo ou faço só a entrega da declaração de espolio final?

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Domingo | 15 abril 2018 | 10:59

So a de Espolio Final, para que se proceda a baixa do Patrimonio e do CPF do de cujus. Evidente que fechando com as dos herdeiros, e com o formal etc.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
RICHARD DANTAS SILVA

Richard Dantas Silva

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 17 abril 2018 | 22:08

Mas se o falecido recebia aposentadoria e esse valor de aposentadoria ultrapassa o teto, tornando-o obrigado na época a declarar seus rendimentos. Mesmo assim faço só a declaração de espólio final?
Tem alguma legislação que eu possa me basear para poder explicar isso?

Desde já agradeço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.