x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 354

Entrada em quadro social e compra de ações

Leonardo Martinez

Leonardo Martinez

Iniciante DIVISÃO 4
há 5 anos Sábado | 14 abril 2018 | 15:39

Boa tarde, pessoal,

Eu irei em breve entrar em uma sociedade, realizando a compra de ações que corresponderá a 15% da empresa.

A minha dúvida é a seguinte: o montante total da integralização será de R$ 60.000,00, desses eu irei pagar R$ 30.000,00 e tomarei R$ 30.000,00 por meio de empréstimo com o meu pai.

Ele não deseja me cobrar juros, mas eu gostaria de saber qual seria a maneira correta de lançar isso corretamente. Se eu saco esse valor e deposito em dinheiro na conta PJ da empresa. Ou se ele transferir para a minha conta, não sei como isso pode ser encarado pela receita, porque não será um ganho de capital, mas sim empréstimo, então não desejo pagar IR sobre esse valor, visto que já irei pagar nos meus recebimentos futuros, que utilizarei para quitar a dívida.

Por isso, qual seria a melhor maneira de realizar essa transação?

Por parte da empresa, ela só irá lançar como integralização de capital, certo? E há problema de o meu pai transferir diretamente da conta PF dele para a conta PJ da empresa, sendo que ele não será sócio...?

Muito obrigado!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.