x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 618

Dois anos sem Carteira Assinada e criação de Contrato de Trabalho como Horista

Braga

Braga

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Informática
há 6 anos Sábado | 14 abril 2018 | 20:34

Boa noite a todos!

Eu trabalho em uma empresa desde meado de 2016 e em Dezembro de 2017, a mesma pediu a minha carteira de trabalho para assinar. Porém, a mesma me devolveu falando que vai fazer um contrato de trabalho com bases na nova lei trabalhista. Eles falaram que irão me pagar por hora de trabalho e consequentemente reduzir o meu salário pela metade já que como eu trabalho como Instrutor e Técnico em Informática em uma escola e a mesma está com muitos poucos alunos, a mesma quer fazer isto comigo. Eu gostaria de saber se ela pode fazer isto comigo visto que eu trabalho lá desde meados de 2016 e a mesma nunca cumpriu com nenhum direito trabalhista (13º, Férias, FGTS, etc)? E caso eu não concorde em assinar o contrato de trabalho, eles terão que cumprir com todos os direitos trabalhistas a qual eu tenho direito até a presente data, ou não?
Eu só acho injusto pois também ajudei fazendo campanhas em redes sociais, divulgação do material da empresa, criação de materiais para campanhas, estudei cursos (que não tem nada a ver comigo mas fiz para orientar os alunos) e agora eles querem fazer isto comigo. Ainda até estou me dispondo a ajudar, de forma voluntária, a fazer divulgação externa a fim de captar alunos.

Grato a todos.

Marco Antonio Faé Venancio

Marco Antonio Faé Venancio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 15 maio 2018 | 20:18

Braga, boa noite

Você postou isso em 14/04/2018, e eu procurando as postagens sem respostas aqui no Portal, me deparei com tua dúvida ...
Imagino, pelos seus relatos, que você tenha poucos anos na sua atividade profissional, apesar de tudo que você relata de participação na experiência profissional que atuou e aparente bagagem de conhecimentos, e principalmente no vestir a camisa da organização em que está.
Não sei se já se resolveu nessa experiência, mas te digo que mesmo que não tenha resolvido, isso foi e está sendo fundamental pra que você se insira no mercado de trabalho... não quero dizer que aquilo que ilegalmente fizeram contigo seja certo, mas enfim, se foi assim que conseguiu se inserir, que você tenha aprendido que seus direitos são fundamentais para a relação trabalhador x organização.
Pois bem, isso já está no teu Curriculo, vc já tem essa experiência, mesmo que informal, já te dá gabarito profissional, já te deu algo como referência.
Então se ainda está nesta situação de informalidade, procure alternativas, procure informações, procure conhecimentos, mas eu particularmente diria que abandonaria essa falsa organização que não te dá valor profissional e que procura escusas legais pra não te regularizar como um colaborador formal.
Sei que nas necessidades pessoais e do momento que vivemos em nosso país, às vezes essa decisão pesa, mas enfim que você consiga, através da pesquisa e do conhecimento, o seu devido reconhecimento e consequente colocação legalizada nesse nosso país de pouco incentivo às pessoas de bem.

Boa sorte amigo ... espero que consiga atingir seus objetivos, espero que seja um bom profissional e principalmente, espero que seja um bom brasileiro.

MARCO VENANCIO
Contabilista
NÃO EXISTE UMA RECEITA PARA O SUCESSO. MAS HÁ BONS REMÉDIOS PARA PREVENIR O FRACASSO!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.